ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO URBANO COMO ESTRATÉGIA PARA PERCEPÇÃO DE PROBLEMAS E DIRECIONAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA CIDADE DE SOLONÓPOLE-CE

Antônio Auriseu Nogueira Pinheiro, Moisés Rocha Farias

Resumo


A ausência de um correto planejamento que direcione a expansão do espaço urbano é uma realidade perceptível em muitas cidades brasileiras, ocasionando muitas vezes inúmeros problemas e contradições que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Diante esta problemática, a cidade de Solonópole – CE foi o objeto de estudo escolhido para a presente pesquisa, objetiva-se elaborar um diagnóstico urbano deste município através da análise de aspectos econômicos, demográficos e sociais, bem como avaliação das atuais condições de moradia e infraestrutura da população residente no perímetro urbano da cidade. Esse estudo possibilitará a identificação de problemas urbanos assim como suas possíveis causas e consequências para os moradores locais, destacando ainda as áreas mais vulneráveis e propícias ao direcionamento de políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Grazielle Anjos. Geoprocessamento aplicado à Gestão Urbana: Possibilidades e desafios. In: III Encontro da Geografia – A Geografia e suas vertentes: reflexões, Campos dos Goytacazes, 2010.

CORDOVEZ, J. C. G. Geoprocessamento como ferramenta de gestão urbana. In: I Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Aracajú, 2002.

CORREIA, Roberto Lobato. O espaço urbano. Editora Ática, S.A, 1989.

DURÃO, Vitor C.M. A importância da análise urbana em intervenções na cidade existente: transformação do território de Lisboa e ocupação do solo. In: XIII Jornadas da associação dos urbanistas portugueses, Póvoa do Varzim – PT, 2010.

JANNUZZI, Paulo de Martino. A Importância dos Indicadores na Elaboração de Diagnósticos para o Planejamento no Setor Público. Revista segurança, justiça e cidadania, Brasília, v. 3, n. 5, p. 11–33, 2011.

MARTINE, George; MCGRANAHAN, Gordon. A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas. População e Cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Rosana Baeninger (Org.). - Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010. 304p.

SOUSA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento urbano. 4. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2006.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.