KAIZEN: UM ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA OBA-FORTALNET

Douglas Dias Moreira, Bárbara Sampaio de Menezes

Resumo


As organizações atualmente enfrentam um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico. Para que as organizações possam competir de forma paralela aos concorrentes, deverão ocorrer mudanças e estas exigem inovações, que devem ser adaptadas às novas condições do mundo moderno. O crescimento de qualquer instituição depende do conhecimento e de sua capacidade de perceber alterações nos valores do ambiente, e também incorporá-los aos objetos organizacionais. Este artigo tem por objetivo, analisar a utilização da ferramenta de melhoria contínua nos serviços em um provedor de internet em Quixadá-CE, e os objetivos específicos são, identificar possíveis gargalos no serviço da Oba-Fortalnet e apontar soluções no processo de prestação de serviços com base na ferramenta Kaizen. O método de pesquisa a ser utilizado será o estudo de caso de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevista semi-estruturada, aplicada à 8 funcionários de vários setores da empresa. Conforme os resultados das respostas obtidas através da entrevista aplicada aos colaboradores da empresa, percebe-se que, a importância da melhoria contínua e que ferramenta Kaizen é fundamental para um bom desenvolvimento. Conforme os resultados das respostas obtidas através das entrevistas aplicada aos colaboradores da empresa percebe-se que a importância da melhoria contínua e que ferramenta Kaizen é fundamental para um bom desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70. 1977.

CAMARGO, W. Controle de Qualidade Total. Curitiba, PR. 2011.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da qualidade total (no estilo japonês). 2. ed. Fundação Christiano Ottoni, EE-UFMG. Belo Horizonte, 1992.

CERQUEIRA NETO, E.P. Gestão da qualidade: princípios e métodos. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1991.

COLTRO, A. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Caderno de pesquisa em administração, são Paulo, 1° sem./1996.

CONCEIÇÃO, E. V. P. Kaizen como filosofia de Melhoria Contínua na direção de serviços Administrativos da SONAE. Porto, 2015. (Acesso em 19/04/2017, as 16:30 http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/7796/1/Emilia_Pinto_MA_2015.pdf).

FERREIRA, R. R. O Kaizen como sistema de melhoria contínua dos processos: um estudo de caso na Mercedes Benz do Brasil LTDA planta juiz de fora. Viçosa, MG. 2009.

FRANÇA, T. V. importância da utilização do ciclo PDCA para garantia da qualidade do produto em uma indústria automobilística. Monografia. 56 páginas. Universidade Federal de Juiz de fora, MG. 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HORNBURG S.; WILL D. Z.; GARGIONI P. DA C.: Introdução da filosofia de melhoria contínua nas fábricas através de eventos Kaizen. XXVII Encontro nacional de engenharia de produção. Anais ... Foz do Iguaçu, PR. 2007

IMAI, M. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. 5. ed. São Paulo: IMAM, 1994.

LIMA, Renata de Almeida - Como a relação entre clientes e fornecedores internos à organização pode contribuir para a garantia da qualidade: o caso de uma empresa automobilística. Ouro Preto: UFOP, 2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINELLI, F. B. Gestão da Qualidade Total. Ed. Lesde, 2009

MEARS, P. How to stop talking abolt, and begin progress toward total quality management. In: Business Horizons, V.36, Greenwich, 1993, p.66-68.

NETTO E TAVARES. Introdução à engenharia de produção. Florianópolis: visual Books, 2006.

NOGUEIROL, R. L. Gestão da Qualidade. 1. Ed. São Paulo: Érica, 2010.

ORTIZ, Chris A. Kaizen e implementação de eventos kaizen. 1. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade. Teoria e prática. 3. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.