USO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE SOBRE OS CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENIZAÇÃO COM O NEONATO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Geiciara Costa Ribeiro, Sabrina Kérzia Sampaio de Holanda, Lara Leite de Oliveira, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


A gestante costuma criar muita ansiedade e expectativas no aguardo do nascimento do novo ser, o qual é esperado com saúde e alegria. A mãe é culturalmente alguém que presta cuidados a toda família, sendo assim cobrada acerca de conhecimentos sobre os cuidados básicos com o recém-nascido, principalmente em relação à higiene, alimentação e segurança. Relatar a experiência dos alunos sobre a educação em saúde utilizando tecnologias educativas, efetuada com gestantes sobre a higienização do recém-nascido. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação educativa realizada numa Unidade Básica de Saúde em Quixadá. A ação foi promovida por alunos do curso de enfermagem da Unicatólica com gestantes que aguardavam atendimento de pré-natal, onde foi efetuado orientações sobre a higienização dos recém-nascidos. A educação em saúde foi realizada com 10 gestantes, em três momentos. No primeiro, houve uma roda de conversa que foi explanando sobre os cuidados com o recém-nascido. No segundo, foi realizada uma atividade numa folha com o desenho de um bebê, para que as mães informassem o cuidado realizado em cada parte do corpo, demonstrando assim o conhecimento das mesmas acerca do assunto. No terceiro momento, foi demonstrada a correção dos cuidados relacionados à atividade na folha em uma boneca. Nota-se uma falta de preparo das mães quanto aos cuidados básicos com o recém-nascido. Cabendo ao profissional de enfermagem a responsabilidade de apoiar essas gestantes, orientando-as de forma fácil e compreensível, através das educações em saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDREATTA, C.S; KURZ, J.C. A importância da conscientização de puérperas sobre os primeiros cuidados prestados ao neonato em maternidade de SCJ. Paraíba, 2013.

ANDRADE, C.O.L; SILVA, S.M; DOS SANTOS, A.J; SILVA, J.E; MELO, D.R.C; BARBOSA, X.L. Conhecimento de puérperas internadas em um alojamento conjunto a cerca da higiene do neonato. Cogitare Enfermagem, vol. 17. Universidade Federal do Paraná. Curitiba- Paraná, janeiro-março, 2012.

AMIB. Recomendação para higiene bucal do paciente pediátrico em UTI - POP para Higiene Bucal do Paciente Pediátrico em UTI. Departamento de enfermagem e departamento de odontologia. 2014.

BELO, H.M.A.M. Auto-percepção materna das competências no cuidar do recém-nascido de termo. Dissertação de Mestrado em Sociopsicologia da Saúde–auto percepção materna das competências no cuidar do recém-nascido de termo. 2006.

BRASIL. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de ações programáticas e estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília; 2011.

Conselho Nacional de Saúde (BR), Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução n° 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

CRISPIANO, C.M.F. Cartilha de orientação: cuidado diário com o bebê. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 2014.

FLUHR JW, DARLENSKI R, TAIEB A, HACHEM JP, BAUDOUIN C, MSIKA P, BELILOVSKY C, BERARDESCA E. Functional skin adaptation in infancy – almost complete but not fully complete. Exp Dermatol. 2010;19(6):483-92.

FERNANDES, JD, MACHADO MCR, OLIVEIRA ZNP. Prevenção e cuidados com a pele da criança e do recém-nascido. An Bras Dermatol [periódico na Internet]. 2011 [acesso em 2017 Out 15];86(1):102-10. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/abd/v86n1/v86n1a14.pdf

LINHARES, E.F. A saúde do coto umbilical. UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, outubro de 2011.

LOPES MSV, SARAIVA KRO, FERNANDES AFC, XIMENES LB. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto Contexto Enferm. 2010;19(3):461-468.

OLIVEIRA, J.S.; JOVENTINO, E.S.; DODT, R.C.M.; VERAS, J.E.G.L.F.; XIMENES, L.B. Fatores associados ao desmame precoce entre multíparas. Revista RENE. Fortaleza, outubro-dezembro, 2010.

SOUZA VB, ROECKER S, MARCON SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev Eletr Enf [periódico na Internet]. 2011 [acesso em 2017 Out 15]; 13(2):199-210. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/ revista/v13/n2/v13n2a06.htm




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.