ODONTOLOGIA E COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICATÓLICA

Jomário Batista de Sousa, Adrícia Kelly Marques Bento, Luiz Gustavo Silva Queiroz, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


A Odontologia atuante em promoção a saúde surge como uma estratégia de um conjunto de ações com o intuito de prevenção de doenças, além de diminuir os riscos individuais e coletivos, respeitando as particularidades dos aspectos biológicos, sociais e culturais, onde o conceito de saúde passa a ser ampliado. O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde bucal realizada com moradores das comunidades de Cafundó e Escondido, no interior do Estado do Ceará. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde bucal realizada nas comunidades, no qual o referencial teórico foi feito através das bases de dados Scielo e Lilacs no período de 2012 a 2017. Participaram da atividade cerca de 55 moradores de ambos os sexos. Os temas abordados na palestra foram: câncer de Boca, instrução de higiene oral, escovação supervisionada e ação coletiva: bochecho fluoretado. Sendo realizada pelos alunos do Programa de Iniciação Científica do curso de odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá. As ações desenvolvidas nesse contexto proporcionam o desenvolvimento de auto percepção e autocuidado com relação a saúde, estimulando ações preventivas através de educação em saúde para o sujeito e seu meio. As ações em saúde bucal, visam proporcionar a população um auto grau de saúde. Diante disto, foi observado que as comunidades afetadas pelo seguinte estudo, necessitam de uma atenção especial, pois grande parte da população não possui conhecimento necessário sobre os prejuízos que a ausência de saúde bucal pode desenvolver.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, L.P; GOUVÊA, G.R; SOUZA, L.Z; CORTELLAZZI, K.L. Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. RFO. Passo Fundo, v.20, n.1, p.52-58, jan/abr 2015.

BADALOTTI, T.S; WEIGERT, K.L; BOS, A.J.G. Efeito de um programa de educação em saúde no perfil de saúde bucal de pré-escolares: uma experiência na rede pública de Porto Alegre, Brasil. Fortaleza. Rev Bras Promoç Saúde, v.26, n.1, p.102-109, jan./mar., 2013

BARRETO, D.M; PAIVA, S.M; JORGE, M.L.R; FERREIRA, M.C. Avaliação da eficácia de uma atividade educativo-preventiva com pré-escolares: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado. Belo Horizonte. Arq Odontol, v.49, n.3, p.113-121, jul/set 2013.

CARAÇA, B. G. Análise da Política Nacional de Saúde Bucal: O estudo do eixo “promoção e proteção” da saúde. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES, São Paulo, 2012.

CASTRO, C. O. C., et al. Programas de educação e prevenção em saúde bucal nas escolas: análise crítica de publicações nacionais. Odontol Clín Cient, Recife, v. 11, n. 1, p. 51-56, jan./mar. 2012.

DA CRUZ, M. C. C. et al. Método de educação em saúde bucal para estudantes. Arch Health Invest. v. 4, n. 5, p. 46-54. São Paulo, 2015

LEITE, C. T. et al. Prática de Educação em Saúde percebida por escolares. CogitareEnferm. Ed. 19. v. 1. P. 13-19, 2014.

MUSSANE, R. D. et al. Caracterização dos hábitos de higiene bucal dos acadêmicos recém-ingressos á UNILAB. III Semana Universitária. Redenção: UNILAB, 2016.

NUNES, B. P. et al. Desigualdades no acesso aos serviços de saúde. Rev Saúde Pública Ed. 48, v. 6, p. 968-976.

TURIONI, A. P. S., et al. Avaliação das ações de educação em saúde bucal de adolescentes dentro da estratégia saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva, v. 17, n. 7, p. 841-848, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.