ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE MORADORES DE UMA COMUNIDADE

Adricia Kelly Marques Bento, Jomário Batista de Sousa, Luiz Gustavo Silva Queiroz, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


A doença cárie é um dos principais problemas de saúde bucal, ocasionado pela falta de uma higienização adequada acompanhada da ausência de conhecimento necessário para o cuidado com a saúde bucal. No Brasil, ainda podemos encontrar diversas localidades que não disponibilizam de atendimentos odontológicos, dificultando o acesso daqueles que mais necessitam. Os estudos epidemiológicos nos permitem avaliar as consequências que essas falhas apresentam que por sua consequência atingem diretamente no alto índice de dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D). Com isso, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento epidemiológico do índice de CPO-D dos moradores da comunidade Cafundó e Escondido, Choró-CE. Trata-se de um estudo transversal e de natureza descritiva, populacional e quanti-qualitativa. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizado o exame para avaliação do CPO-D. Participaram da pesquisa 42 moradores, de ambos os sexos com faixa etária entre 12 a 77 anos de idade. Os dados coletados foram submetidos à analise descritiva através do software SPSS 24 e todos os preceitos éticos foram devidamente respeitados. A se tratar da quantidade da escovação dentária ao dia, obtemos resultados preocupantes, apenas 12% (n=5) participantes da amostra fazem escovação durante 3 vezes ao dia. A pesquisa apresentou um índice de CPO-D de 15,3, índice bastante elevado e preocupante o qual afeta diretamente na qualidade de vida dos moradores das comunidades. Concluímos então, que as comunidades apresentam urgências para tratamentos odontológicos que a princípio ofereçam uma melhoria de vida e consequentemente oferecer uma adequação para o meio bucal desses moradores.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, T. F. de; CANGUSSU, M. C. T.; CHAVES, S. C. L.; AMORIM, T. M. Condições de saúde bucal em crianças, adolescentes e adultos cadastrados em unidades de Saúde da Família do município de Salvador, estado da Bahia, Brasil, em 2005.

Epidemiologia e Serviço de Saúde, Brasília, v.21, n.1, p.109-118, jan-mar, 2012.

BARROS, W. R. C.; NASCIMENTO, L. S. do; FONTES, R. B. do C.; AGUIAR, N. L.; SILVA JÚNIOR, I. F. da; SOUZA, C. N. P. de. Prevalência de cárie dentária na adolescência em Belém do Pará: uma perspectiva amazônica. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 59-68, abr/jun 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Resultados Principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

DAVOGLIO, R. S.; AERTS D. R. G. C.; ABEGG C.; FREDDO S. L.; MONTEIRO L. Fatores associados a hábitos de saúde bucal e utilização de serviços odontológicos entre adolescentes. Cad Saúde Pública 2009;25(3):655-67.

GAIÃO, L. R.; ALMEIDA, M. E. L.; HEUKELBACH J. Perfil epidemiológico da cárie dentária, doença periodontal, uso e necessidade de prótese em idosos residentes em uma instituição na cidade de Fortaleza, Ceará. Rev Bras Epidemiol 2005; 8(3): 316-23.

MEDEIROS et al. Edentulismo, Uso e Necessidade de Prótese e Fatores Associados em Município do Nordeste Brasileiro. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v.1, n.2, p.573-78, out./dez, 2012.

MOREIRA, P. V. L.; ROSENBLATT, A.; PASSOS, I. A. Prevalência de cárie em adolescentes de escolas públicas na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. [S.l.], Ciência & Saúde Coletiva. 12(5):1229-1236, 2007.

MOURA, C.; CAVALCANTI, A. L.; BEZERRA, P. K. M. Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de idade, Campina Grande, Paraíba, Brasil: enfoque socioeconômico. João Pessoa, Revista Odonto Ciência, v.23, n.3, p.256-262, 2008.

MÜLLER, I. B.; CASTILHOS, E. D. de; CAMARGO, M. B. J.; GONÇALVES, H. Experiência de cárie e utilização do serviço público odontológico por escolares: estudo descritivo em Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 24(3):759-770, out-dez 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.