A CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO MODELO DE MELHORIA NA GESTÃO DE MICRO EMPRESAS: O CASO DE UMA PEQUENA INDÚSTRIA DE DOCES

Túlio Jessico Almeida Silva, Andrezza Saldanha Pinheiro Anselmo, Vitor Gomes da Cunha Martins, Oscar Lorenço da Silva Neto

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar de qual maneira a contabilidade de custo contribui na melhoria dos desempenhos em microempresas, utilizando um estudo de caso em uma pequena indústria de doces na cidade de Quixeramobim-CE. Como objetivos específicos, identificar os desafios da implantação de uma gestão de custos; compreender conceitualmente os métodos aplicados à contabilidade de custos; identificação dos tipos de custeios e os mais utilizados no gerenciamento; compreender critérios de análises, de margem de contribuição e ponto de equilíbrio, e a forma que eles servem de apoio para tomadas de decisões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando livros, revistas, informações de documentos. A indústria “Doces Caseiros Maria” adéqua-se como uma microempresa, pois seu faturamento foi inferior a 360.000,00, possuindo dois funcionários, bem como poucos maquinários de produção. Foram realizadas visitas na empresa, estudos em relatórios de controle gastos e entrevista com o proprietário. Foram obtidos resultados importantes como consumo de matéria-prima em relação aos diversos produtos e índices para tomada de decisões. Desse modo, conclui-se que a pequena indústria de doce ainda não utiliza um sistema de custeio, ou não tem conhecimento do melhor método a ser utilizado, de acordo com a necessidade de sua gestão, sabendo que a contabilidade de custo é uma ferramenta de grande importância na melhoria da competitividade e no processamento das informações para o apoio a tomada de decisões.

Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, Rodrigo Vieira. A migração do emprego. Revista: Você s/a. São Paulo, ed. 46, p. 22-29, abril de 2002.

DERBECK, Edward J. Van; NAGY, Charles F. Contabilidade de custos. 11. ed. São Paulo: Thomson, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, R. S.; COOPER, R. Custo e desempenho: Administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura, 1998.

LEONE, G. S. G. Custos: planejamento, implementação e controle. São Paulo: atlas, 1997.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 9a ed, São Paulo: atlas, 2003.

NAKAGAWA, M. Gestão estratégica de custos, conceito, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1991.

PEREIRA, J. M. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 3° Ed, São Paulo: atlas, 2012.

SHANK, J.K. & GOVINDARAJAN, V. Strategic cost management: the new tool for competitive advantage. New York: The Free Press, 1993.

SEBRAE-SP (SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SÃOPAULO). A gestão dos custos nas MPEs paulistas: um estudo exploratório. Sebrae,São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 31 de set. 2017.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.