ORÇAMENTO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA TRIBUTAÇÃO DO IPTU NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ ENTRE 2011 A 2015

Francisca Ramília Rafael da Silva, Douglas Willyam Rodrigues Gomes

Resumo


O presente trabalho possui o objetivo geral descrever a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano no município de Quixadá entre 2011 a 2015. O IPTU tem destaque na receita tributária dos municípios de grande e médio porte, contudo não é fácil o poder público municipal ter o controle na arrecadação, devido à necessidade de organização, falta do controle no cadastramento dos imóveis e a constante atualização do valor venal. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu pelo método indutivo, e análise qualitativa e quantitativa de dados, quanto aos objetivos à pesquisa se caracteriza como descritiva. O delineamento utilizado para a coleta de dados é caraterizado como bibliográfica e documental. Ao decorrer deste trabalho teve-se como resultado que: no período de cinco anos ocorreu um crescimento em média de 28,27% a.a. na arrecadação do IPTU. O aumento da arrecadação atribui-se ao esforço por parte da Gestão Pública em mecanismos mais eficientes para o cumprimento da meta arrecadatória e pela implementação da planta genérica. Conclui-se que apesar de ter um crescimento entre os exercícios analisados, existe uma defasagem no cadastramento de imóveis, o que gera uma redução de arrecadação do recolhimento do imposto.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Marcos Antonio da S. Pesquisa de coleta de dados sobre o imposto IPTU para trabalho de conclusão de curso concedido pelo gerente de Núcleo de Arrecadação e Tributação Fiscal. Quixadá: Ceará, Outubro, 2016.

BRASIL. Constituição Federal. Editora: Din.ce. ed. 2014.

CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL DE QUIXADÁ. QUIXADÁ: PREFEITURA MUNICIPAL. 2013

FLOETER, Roberto de Almeida. A eficácia do IPTU progressivo como instrumento de planejamento urbano: a experiência do município de Assis. P.129. Dissertação (Mestrado em engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos. São Paulo: 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnica de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008

GIFFONI, F., VILLELA, L. Tributação de renda e do patrimônio. Rio de Janeiro: Ipea, 1987 (Texto para Discussão Interna, 105). Disponível em: . Acesso em: Dezembro/2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 01 de Outubro de 2016. As 09.00:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed.

reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

LIMA, Maria Eurides Gomes. Pesquisa de Questionário aplicado ao Núcleo de Arrecadação de Tributação Fiscal concedido pela coordenadora de arrecadação e tributação. Quixadá: Ceará, Outubro, 2016.

MACHADO, HUGO BRITO. Curso de direito tributário. 35 ed. 2015.

PAULSEN, Leandro. Direito tributário. Constituição tributaria e código tributário: a luz da doutrina e da jurisprudência. 16 ed. Porto Alegre: Editora: ESMAFE 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Manual de metodologia científico. Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SÁ. José Delfino. Um modelo para o IPTU dos Imóveis Residências que visa incentivar a sustentabilidade urbana. P.265 f. Tese (Doutor em Engenharia Industrial) – Universidade Federal da Bahia, 2014.

SANTOS, Geovane Camilo. Estudo sobre a arrecadação do IPTU no município de Patos de Minas – MG, no período de 1995 a 2012. Revista Getec, v.3, n.5, p. 33-52, 2014




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.