A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lorena de Sousa Cunha, Flávio Nogueira da Costa

Resumo


A monitoria constitui uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento coletivo, pois proporciona a vivência da concepção de formação profissional, que entende que o desempenho de um ofício é estabelecido por um saber-fazer teórico e prático que leva a pessoa a experimentar momentos de reflexão. No 4º semestre do Curso de Farmácia da Unicatólica ocorre a disciplina de farmacotécnica. As atividades orientadas pelo monitor são: acompanhamento de aula prática, plantão tira dúvida, elaboração de projetos junto ao professor. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada durante a monitoria da disciplina de Farmacotécnica, do curso de Farmácia da Unicatólica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de farmacotécnica, que, no curso de graduação em Farmácia da Unicatólica, é oferecida aos discentes do 4º semestre. Tal experiência ocorreu no município de Quixadá-CE, no período de março a junho de 2017, correspondendo ao semestre 2017.1. Resultados: se acredita que a monitoria possibilitou um maior estímulo ao estudo e uma redução da ansiedade, mesmo a busca pela monitoria se fazendo em períodos não ideais, como nas vésperas das avaliações. Vale ressaltar que o bom resultado adquirido com essa experiência foi resultado de um bom relacionamento interpessoal criado entre monitor, alunos monitorados e docentes, ocasionando em um maior aprendizado para todos. Conclusão: Este estudo compreendeu que o monitor é concebido como um indivíduo de grande relevância no processo educacional, tendo em vista que o mesmo pode auxiliar de diversas formas no processo ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


GARCIA, L. T. S.; FILHO, L. G. S.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva. v. 31, n. 3, p. 973-1003, 2013.

OLIVEIRA, L. A.; ROCHA, J. E.; PEREIRA, V. S. Fatores que levam o aluno a engajar-se em programas de monitoria acadêmica de uma instituição de ensino superior. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. v. 2, 2014.

OLIVEIRA, R. T.; SOUSA, F. M. A importância do monitor no processo de aprendizagem do aluno na prática em centro cirúrgico: relato de experiência. XII Encontro de Iniciação à Docência – UNIFOR. Fortaleza, 2012.

SILVA, R. N.; BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena. v. 8, n. 7, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.