UMA MODESTA ARQUITETURA: A CASA VERNÁCULA DA CIDADE DE SOLONÓPOLE

Antônio Auriseu Nogueira Pinheiro, Moisés Rocha Farias

Resumo


O acervo arquitetônico constituído por casas vernáculas construídas nos séculos passados existente na cidade de Solonópole - CE foi o objeto de estudo escolhido para a pesquisa. Trata-se de antigas edificações que enquanto existirem permitirão recordações vivas de uma época passada. Essa arquitetura infelizmente encontra-se pouco valorizada (justamente pela ausência de estudos que possibilitem o real reconhecimento e valorização sócio-cultural deste objeto) e possui traços peculiares que revelam características adaptadas do contexto europeu português para a realidade brasileira, levando em consideração a disponibilidade dos materiais da região e principalmente o clima quente característico do lugar. Essas condicionantes permitem definir essas habitações como vernáculas, pois a tornam diferenciadas e constituem e colaboram para construção de uma identidade arquitetônica com características locais. Esse estudo revelou que as edificações analisadas não encontram-se plenamente preservadas, inclusive algumas delas atualmente estão totalmente descaracterizadas. Percebe-se ainda que não existe uma preocupação e um empenho de preservar a memória de uma arquitetura impar para esta localidade, portanto espera-se que este estudo possa enfatizar a relevância de ações restaurativas para essas casas e possa despertar um interesse de pertencimento para as pessoas que habitam ou convivem com esses patrimônios. O presente artigo apresenta parte da pesquisa que culminará no lançamento de um livro.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Fernanda Santos Gentil; MIGUEL, Jair Diniz. Arquitetura rural e cultura sertaneja no rio grande do norte. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE – IFCH / UNICAMP, 4, 2008, São Paulo.

BRITO, Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce. "Moradas", as primeiras residências urbanas: arquitetura tradicional piauiense na cidade de Pedro II. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL, 3, 2012, Piauí.

DUARTE JUNIOR, Romeu. Arquitetura colonial cearense: meio-ambiente, projeto e memória. Revista CPC, São Paulo, n. 7, pp. 43-73, nov. 2008/abr. 2009.

FEIJÓ, Paulo Heider Forte. A arquitetura tradicional de acari no século XIX: estudo comparativo entre a casa-grande de fazenda e a casa urbana. 2002. 164f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Transformações do espaço habitacional ocorridos na arquitetura brasileira do século XIX. Anais do museu paulista, São Paulo: 1993, v.1, n.1, p. 95-106. ISSN 0101-4714.

PECLY, Mateus Henrique da Silva; ARAÚJO, Ronaldo de Sousa. A casa brasileira do período colonial à arquitetura moderna. Perspectiva online: Ciências humanas e sociais aplicadas. Campos dos Goitacazes, v. 11 n. 4, p. 1-14, 2014.

PINHEIRO, Francisco Dantas. Solonópole. Fortaleza: Editora ABC. 2009.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.