A ESTRATÉGIA DO DIÁLOGO DE BOHM COMO RECURSO PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO DISCENTE - EXPERIÊNCIA DE UMA MONITORIA

Vanessa Maia Girão, Anice Holanda Nunes Maia

Resumo


O diálogo é capaz de precipitar novos modelos criativos de ideias e funciona melhor quando nos distanciamos de si mesmos, das crenças, pois, quando estamos presos aos nossos pensamentos, estamos fechados nas nossas ideias. Assim, ele ajuda a proporcionar novas formas de ver o mundo. Quando bem organizado, o trabalho em equipe pode auxiliar os sujeitos envolvidos, contribuindo para a aprendizagem, no processo de informações e na rapidez de soluções. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a aplicação da metodologia educacional do Diálogo de Bohm no contexto da monitoria acadêmica da disciplina de Práticas IV. Trata-se de um relato de experiência a partir da perspectiva da monitora sobre etapas já cumpridas como partes de um processo que ainda está em curso no semestre 2018.2. Até o presente momento, é perceptível que está metodologia está auxiliando aos alunos a trabalharem melhor em equipe, a aprenderem a lidar com as dificuldades do outro e estabelecerem métodos criativos para a elaboração de tarefas de acordo com as suas necessidades. Assim observa-se que projeto de intervenção está sendo uma experiência preparatória que irá auxiliar na vida profissional do aluno e que está mostrando a importância de se trabalhar em equipe.

Texto completo:

PDF

Referências


AYRES, J.R.C.M. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. In: MINAYO, M.C.S.; COIMBRA JR., C.E.A. (Orgs.). Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

BOHM, David. Diálogo –Comunicação e redes de convivência. São Paulo. Palas, Athena, 2005.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Homologação da Resolução CNS no 510, de 07 de abril de 2016, nos termos do Decreto de Delegação de Competência de 12 de novembro de 1991. Brasília, 2016.

IALE, G. Os benefícios do trabalho em equipe: administrar conflitos e a importância do feedback nas organizações. Comunidade ADM. 27/03/2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-beneficios-do-trabalho-em-equipe-administrar-conflitos-e-a-importancia-do-feedback-nas-organizacoes/43583/ . Acesso em: 19/08/2018.

MARIOTTIH; Diálogo: a competência de conviver. Comitê Paulista para a Década da cultura de paz- um programa da UNESCO. Universidade de São Paulo (USP). 2004.

PINHO, J. B. Comunicação nas organizações. Viçosa: UFV, 2006.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.