A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM MONITORIAS ACADÊMICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Dara Barbosa dos Santos, Maria Erilene dos Santos Melo, Ana Carolina Matias Dinelly Pinto

Resumo


O método lúdico de aprendizado vem sendo cada dia mais utilizada como forma de ensino e descontração dentro das salas de aula pelos professores e também monitores acadêmicos. E para isto, faz-se necessário um conhecimento prévio sobre esta metodologia e suas aplicações dentro do ensino. Como metodologia foram elaborados dois jogos, apresentando conteúdos referentes a disciplina de Microbiologia e Imunologia Básica. Na aplicação dos jogos, os alunos da disciplina seguiram algumas regras para se alcançar o objetivo final. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma acadêmica do curso de enfermagem, em sua atuação na monitoria acadêmica da disciplina de Microbiologia e Imunologia Básica, trazendo um diferencial que é a aplicação de jogos didáticos elaborados como ferramentas facilitadoras no ensino para os alunos do curso de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Dentro da Microbiologia e da Imunologia, por conter muitos termos novos e assuntos teóricos, faz-se necessário esse diferencial para contribuir no aprendizado. Os jogos facilitaram a revisão desses conteúdos abordados em sala, fazendo com que os ouvintes não fossem só mais um receptor de informações, mas tornaram-se interativos com ela. Diante das considerações e resultados apresentados, observa-se a grande contribuição da utilização de jogos didáticos para auxiliar a fixação do conteúdo teórico revisado em sala.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 22 set. de 2018.

CANDEIAS, J. M. G; HIROSI, K. A. N; CAMPOS, L. M. L. A utilização do jogo didático no ensino de microbiologia no ensino fundamental e médio. UNESP/Botucatu, 2004.

MIRANDA, S. No Facínio Do Jogo, A Alegria De Aprender. Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n. 14, jan/jun. 2001.

RIBEIRO, M. G. L.; SANTOS L. M. F. Atividades Lúdicas No Ensino De Ecologia E Educação Ambiental: Uma Nova Proposta De Ensino. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia. Niterói, 2001, Anais..., Niterói, 2001, p. 120-21.

ROSSETO, E. S. O jogo das organelas: o lúdico na biologia para o ensino médio e superior. Revista Iluminart do IFSP. Vol.1, n°4; Sertãozinho, 2010.

SILVA, K. J. L.; SOBREIRA, A. C. M.; BEZERRA, M. A.; SILVA, M. O.; MARTINS, M. M. M. C. A utilização de jogos didáticos no ensino biologia: uma revisão de literatura. III Congresso Nacional de Educação. 1ª Ed. Editora Realize, São Paulo, 2016.

VASCONCELLOS, C. S. Metodologia Dialética Em Sala De Aula. In Revista de Educação AEC. Brasilia: abril de 1992. n°83.

ZUANON, A. C. A.; DINIZ, R. H. S.; NASCIMENTO, L. H. Construção De Jogos Didáticos Para o Ensino de Biologia: Um Recurso Para Integração Dos Alunos à Prática Docente. R. B. E. C. T., vol 3, núm 3, set./dez. 2010.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.