CINEDEBATE COMO UMA METODOLOGIA COMPLEMENTAR PARA INTEGRAÇÃO E FIXAÇÃO DA DISCIPLINA DE TEORIAS E SISTEMAS ANALÍTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

José Wanderson de Castro Miranda, Carlos Eduardo Menezes Amaral

Resumo


O presente texto relata a experiência obtida na idealização e execução do projeto de monitoria acadêmica desenvolvido no Centro Universitário Católica de Quixadá que consistiu na utilização do filme “Cisne Negro” (em inglês: Black Swan) para estudo e análise. O projeto propôs a exibição da obra cinematográfica aos acadêmicos do curso de psicologia que estão cursando a disciplina de teorias e sistemas analíticos no semestre 2018.2, por meio da discussão sobre as relações que podem ser feitas entre o filme e os conceitos discutidos em sala de aula. Tendo como objetivo promover a fixação de conteúdo de uma forma complementar e dinâmica, o cinedebate serve como uma ferramenta de aprendizagem por meio de atividade interativa e lúdica, tornando possível a assimilação de conteúdo, questionamentos e associações. Durante as etapas do projeto notou-se significativa participação dos alunos e uma boa adesão frente ao uso do cinema como metodologia complementar, o que foi comprovado pelos debates entre monitor e alunos, revisão de material visto em sala de aula, fixação das matérias e compartilhamento de percepções e estudos acerca do filme. Observou-se que a monitoria é uma ótima oportunidade ao discente de conhecer as atividades acadêmicas sob uma outra visão, experienciando a vivência da prática docente e possibilitando a interação com alunos de outros semestres e que a proposta de uma metodologia dinâmica pode proporcionar ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Lizete Maria Orquiza; MARTINEZ, Carmem Lídia Pires. Avaliação Formativa: A Auto-Avaliação do Aluno e a Auto formação de professores. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 133- 144, 2005.

HEIDEMANN, C. V. C., MONTAGNER, R., BRUNSTEIN, M., & EIZIRIK, C. (2012). O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica. Revista Brasileira de Psicoterapia, 14(1), 76-91.

LEITE, S. Cinema brasileiro: das origens à retomada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.