METODOLOGIAS ATIVAS DESENVOLVIDAS DURANTE AS MONITORIAS DE ANATOMIA HUMANA NO CURSO DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Eduardo da Cunha Queiroz, Gabriela Soares Santana, Mateus Bacelar de Queiroz, Danielle Santiago da Silva Varela

Resumo


Durante a graduação, existem vários projetos que podem contribuir com a formação do acadêmico, sendo o Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) uma atividade complementar educacional, para que o monitor possa contribuir com o desenvolvimento dos seus colegas e da disciplina. Antigamente, as ferramentas de estudo eram muito limitadas. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem vários mecanismos que podem ser utilizados no meio educacional, como o fácil acesso a sites, blogs, fóruns, redes sociais e vários outros meios de informação que contribuem com o aprendizado dos alunos, de forma didática e interativa. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas durante a monitoria da disciplina de Anatomia Humana do curso de Odontologia da UNICATÓLICA, ressaltando a importância da implementação de metodologias ativas. Durante o período letivo, foram utilizadas várias metodologias para que os alunos pudessem alcançar bons resultados, como: realização de gincanas e dinâmicas, elaboração de estudos dirigidos e atividades semanais, monitorias práticas e teóricas, plantão tira-dúvidas, compartilhamento de materiais didáticos através do SlideShare, e realização de monitorias multidisciplinares sempre associando as disciplinas e incentivando a união e parceria entre alunos e monitores. Conclui-se que o PROMAC é essencial, pois permite ao monitor, transmitir o conhecimento para os alunos de forma mais clara possível, permitindo que os mesmos obtenham um bom desempenho na disciplina. Além de adquirir cada vez mais experiência, para que no futuro, os monitores possam atuar na docência de forma efetiva e proativa.

Texto completo:

PDF

Referências


MIRANDA, Alexandre Franco. A relevância do cirurgião-dentista na UTI: educação, prevenção e mínima intervenção. Revista Ciências e Odontologia, v. 1, n. 1, p. 18-23, 2017.

SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet da; GARCIA, Vera Lúcia. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 145-158, 2015.

FORNAZIERO, Célia C.; GIL, Célia RR. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003.

BRITO, Sherindan et al. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. 2017.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014.

NATÁRIO, Elisete Gomes; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 355-364, 2010.

CARVALHO, Daiane Aparecida Costa; DE LIMA, Marcio Roberto. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. CIET: EnPED, 2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.