MONITORIA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA PARA FUTUROS DOCENTES

Maria Samara Leite Batista, André de Carvalho Barreto

Resumo


Este trabalho é resultado do Projeto de Monitória Acadêmica (PROMAC) do curso de Psicologia aplicada à disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas, que versa sobre bases fenomenológica-existenciais, formação de psicoterapeutas, as diferenças entre as teorias e técnicas da Gestalt-terapia, Abordagem Centrada na Pessoa e Psicodrama e setting terapêutico. O monitor tem como atribuição contribuir no aprendizado de estudantes atenuando os níveis baixos de rendimento na área, auxiliar no desenvolvimento do Plano da disciplina, auxiliando os educadores em práticas didáticas e pedagógicas, no preparativo de aulas e no processo de identificação de dificuldades de assimilação do conteúdo, exercendo um conjunto de 06 horas semanárias. Este resumo tem como objetivo apontar a monitoria acadêmica como caminho para docência e discutir as práticas pedagógicas de ensino para uma efetiva experiência no campo universitário. Utilizaremos da metodologia do tipo qualitativo, trata-se de um relato de experiência do PROMAC. A monitoria acadêmica tem potência de gerar discentes que planejam diferentes estratégias para facilitar a aprendizagem de outros alunos, além do fomento a uma atitude mais ativa por parte do aluno-monitor, oportunizando o aprofundamento nos conteúdos e aproximação com professor/orientador com a transmissão do conhecimento. Considera-se essa modalidade de compartilhamento de conhecimento um exercício de responsabilidade e de comprometimento e uma forma eficaz de solidificar o aprendizado. O exercício de monitoria na ambiência da academia é regido e legitimado na Lei Nº 5540/68 em seu Art. 41, que determina a criação de práticas de monitores ao alunado de ensino superior, submetendo-se a processo de seleção.

Texto completo:

PDF

Referências


BORSATTO, A.Z. et al. Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985-2000). Rev. enferm. UERJ, v.10, p.187-194. 2006.

BRASIL. Lei nº 5540/68 de 28 de novembro de 1968. Disponível em:. Acesso em: 04 de outubro de 2018.

GONDIM, Marcio Silva.; FAÇANHA, Helenita Mota.; MONTE.; Bárbara Castelo Branco.; BARRETO.; André de Carvalho. Notáveis Docentes - Relatório final da pesquisa “Como me fiz professor notável? A evolução do self do professor universitário exemplar. Universidade de Fortaleza, 2004.

NASCIMENTO, C. R.; SILVA, M. L. P; SOUZA, P. X. Possíveis contribuições da atividade de monitoria na formação de estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. UFPE, Recife, 2010. Disponível em: http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2010.1/possveis%20contribuies%20das %20atividades%20de%20monitoria%20na%20forma.pdf. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

OLIVEIRA, P. A. L. J; SOUZA, V. S. Relato de experiência na atividade de monitoria desenvolvida na disciplina de estágio básico de observação do desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos. 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 de outubro de 2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.