MONITORIA DE TECNOLOGIAS DO PROCESSO DE CUIDAR: TRILHANDO OS CAMINHOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Karleandro Pereira do Nascimento, Elanny Pereira Martins, Rafaella Ferreira da Costa, Huana Carolina Cândido Morais

Resumo


A monitoria no ensino superior é uma importante atividade complementar utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois aproxima o discente com a realidade docente, aprimora suas práticas pedagógicas e auxilia na aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. O presente artigo visa relatar as contribuições da monitora na formação do aluno-monitor na disciplina de Tecnologias do Processo de Cuidar, no curso de Enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo, utilizando o relato de experiência vivenciado pelo aluno-monitor da disciplina assistida, no período de fevereiro a dezembro de 2018. As atividades de monitoria foram desenvolvidas no Laboratório I de práticas de Enfermagem da referida Instituição. Os encontros ocorriam sempre nas quartas e sextas-feiras no período vespertino, conforme agendamento prévio do laboratório. Em ambos os semestres foi utilizada a técnica “plantão tira dúvidas”, repetição das técnicas de enfermagem e metodologia ativa utilizando um paciente fictício para a prática dos procedimentos, além de POPs produzidos pelo monitor. A monitoria proporciona ao aluno-monitor um conhecimento aprofundado da disciplina, em que se faz necessário a busca por alternativas que contextualizem os assuntos teóricos vistos em sala e na prática, acrescentando formas didáticas de ensino que auxiliem e simplifiquem a aprendizagem dos alunos assistidos. A monitoria representou um grande desafio, porque exigiu uma atuação mais composta para saber lidar, por muitas vezes, com discentes nervosos e ansiosos, decorrentes da necessidade de compreender as práticas, bem como a difícil tarefa de elaborar ferramentas pedagógicas capazes de aprimorar os conhecimentos dos alunos assistidos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, T.O.; SPINDOLA, T., et al. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2014 jul/ago; 22(4):507-12.

ANDRIS, D. A. Semiologia: bases para a prática assistencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

ASSIS, F.D., et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferm. Uerj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.

BARBOSA, M. G.; AZEVEDO, M. E. O.; OLIVEIRA, M. C. A. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciados do curso de ciências biológicas da FACEDI/UECE. Revista da SBEnBIO, 7, 5471-5479, 2014.

BRASIL. LEI Nº 5.540, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1968. Diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, dez 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm#art92 >. Acesso em: 09 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 5540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação coma a escola média e dá outras providências. Brasília (DF): Conselho Federal de Educação; 1968.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Aprova o Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica, no âmbito dos Cursos de Graduação do Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica. Resolução n. 01, de 16 de janeiro de 2017. Lex: Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, 2017.

FRIEDLANDER, M.R. Alunos-monitores: uma experiência em fundamentos de enfermagem. Revista esc. Enf. Usp, 1984;18(2): 113-120.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas; 2007.

GUADALUPE, S.H.; VANESSA, K.; ELISETE S.; SILVANA, C.B.M.; MONALISA, P. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2008 mar-abr; 61(2): 215-20.

GUERREIRO, G.P.; BECCARIA, L.M.; TREVIZAN, M.A. Procedimento Operacional Padrão: utilização na assistência de enfermagem em serviços hospitalares. Rev Latino-am Enfermagem 2008 novembro-dezembro; 16(6).

HAAG, G.S.; KOLLING, V.; SILVA, E.; MELO, S.C.B.; PINHEIRO, M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm [internet]. 2008 mar-abr; 61(2):215-20.

ISAIANE, S.C.; ALCIDES, V.L.N.; FRANCISCO, C.F.S.; GYSELLA, R.P.C.; VILANI, M.A.N. Monitoria em Semiologia e Semiotécnica para a Enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm UFSM 2012 Mai/Ago;2(2):464-471.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Científica da escola da saúde. n. 2, Abr./Set., 2014.

NATÁRIO, E.G.; SANTOS, A.A.A. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos psicologia. 2010; 27: 355-64.

QUEIROZ, C. R. A. A.; SILVA, R. M. S. Monitoria orientada: uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico na disciplina química. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v.8, p.125-137, jan. 2009.

SANTOMÉ, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre (RS): Artes médicas; 1998.

SANTOS, J. F. M.; NASCIMENTO, A. P. P.; DIAS, T. J. A Monitoria como Instrumento de Apoio Acadêmico na Graduação. Universidade Federal da Paraíba-UFPB. III Congresso Nacional de Educação.

SANTOS, T. L.; NASCIMENTO, A. P. A Monitoria Como Processo de Ensino-Aprendizagem: Disciplina de Agência E Transporte. 8º ENEPE UFGD, 5º EPEX UEMS, 2014.

SILVA, M. G. F; LOPES, A. C; SANTOS, L. M. Monitoria Como Processo de Ensino-Aprendizagem e Formação de Futuros Professores de Química. II Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa-PR.

TRIGUEIRO, R. M.; RICIERI, M.; FREGONEZE, G. B.; BOTELHO, J. M. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.