PRODUÇÃO TEXTUAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE TEXTO COM BASE PSICOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Thatiane Ferreira da Silva, Mércia Capistrano Oliveira

Resumo


Esse relato de experiência é fruto da monitoria da disciplina de Técnicas Psicométricas do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá. O mesmo, apresenta a inserção da produção textual na disciplina com o objetivo de auxiliar os estudantes do quinto semestre na fixação do conteúdo ministrado, bem como no desenvolvimento da habilidade de construir textos coerentes e concisos com base psicológica. Ao longo do semestre os alunos produziram oito textos cada e estes foram corrigidos e apontamentos realizados por parte da monitora. Alguns dos textos construídos sofreram mudanças na estrutura e organização, enquanto que outros permaneceram reducionistas e distorcidos em relação ao conteúdo. Deste modo, percebeu-se uma mudança positiva e significativa na escrita dos discentes, e os autores referenciados ainda apontam que os discentes devem permanecer em constante aprimoramento e estimulação, pois desta forma conseguiram desenvolver uma escrita mais compacta e coerente.

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. - 4. ed. - Curitiba: Ed. Positivo, 2009.

RIZZATTI, M. E. C. Implicações metodológicas do processo de formação do leitor e doprodutor de textos na escola. Educ. rev. n.47 Belo Horizonte jun. 2008.

SCREMIN, A. F. PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA EM AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO INICIAL. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.