RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS

Byanca Milla Maia de Oliveira, Clara Maria Cavalcante, Maria Tamires da Silva, Thiago Brasileiro de Vasconcelos

Resumo


Diante da dificuldade de assimilação da nomenclatura anatômica por serem nomes muito extensos, surgiu-se a ideia deste projeto. Vários alvos de pesquisas pedagógicas atuais têm-se voltado para aplicação de metodologias ativas a fim de criar um ambiente condicionado a favorecer a aprendizagem dos discentes. Autores como Freire (1996) e Demo (1996) destacam que a autonomia é fundamental no processo pedagógico e a pesquisa é uma das formas de viabilizar o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia intelectual e da consciência crítica. Com elas, o aluno constrói seu conhecimento em vez de recebê-lo de forma passiva do professor. A partir disso, as monitorias de Anatomia Humana tiveram como base metodologias deste tipo como forma de otimizar o aprendizado e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. Como exemplo disso, pode-se citar metodologias diferenciadas como construção de portfólio, simulações de provas, produção e colagem da nomenclatura nas respectivas peças com objetivo de aumentar a fixação na memória dos discentes. Tais atividades ainda não foram encerradas e terão continuidade durante o semestre. Assim sendo, espera-se que ao final do processo o rendimento tenha sido considerado, o que será medido por um questionário que será aplicado sobre todos os conteúdos do semestre envolvendo tanto na temática prática quantoteórica.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 156 p.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

ROSA, C. P.; SILVA, E. E. A escola nova e suas influências na educação breve balanço bibliográfico. Disponível em:. Acesso em: 04 out. 2018.

RICHARTZ, T. Metodologia ativa: a importância da pesquisa na formação de professores. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.