RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS
Abstrakt
Diante da dificuldade de assimilação da nomenclatura anatômica por serem nomes muito extensos, surgiu-se a ideia deste projeto. Vários alvos de pesquisas pedagógicas atuais têm-se voltado para aplicação de metodologias ativas a fim de criar um ambiente condicionado a favorecer a aprendizagem dos discentes. Autores como Freire (1996) e Demo (1996) destacam que a autonomia é fundamental no processo pedagógico e a pesquisa é uma das formas de viabilizar o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia intelectual e da consciência crítica. Com elas, o aluno constrói seu conhecimento em vez de recebê-lo de forma passiva do professor. A partir disso, as monitorias de Anatomia Humana tiveram como base metodologias deste tipo como forma de otimizar o aprendizado e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. Como exemplo disso, pode-se citar metodologias diferenciadas como construção de portfólio, simulações de provas, produção e colagem da nomenclatura nas respectivas peças com objetivo de aumentar a fixação na memória dos discentes. Tais atividades ainda não foram encerradas e terão continuidade durante o semestre. Assim sendo, espera-se que ao final do processo o rendimento tenha sido considerado, o que será medido por um questionário que será aplicado sobre todos os conteúdos do semestre envolvendo tanto na temática prática quantoteórica.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Reference
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 156 p.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
ROSA, C. P.; SILVA, E. E. A escola nova e suas influências na educação breve balanço bibliográfico. Disponível em:. Acesso em: 04 out. 2018.
RICHARTZ, T. Metodologia ativa: a importância da pesquisa na formação de professores. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2018.
ISSN: 2446-6042
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.
Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.