ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Matheus de Sousa Soares, Maria Gilmara Ferreira da Silva, Mellissa Fernanda Gomes da Silva

Resumo


Este é um estudo, que se encontra em andamento, alocado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA). O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa, do tipo causal comparativa, pois tem como objetivo comparar a composição corporal do percentual de gordura obtidas a partir do adipômetro científico CESCORF, com a assistência da balança mecânica para se obter o peso corporal e realizar o cálculo das dobras e a partir da bioimpedância elétrica, através do aparelho MALTRON BF-900. Para análise dos dados será utilizado o software Microsoft Office Excel 2016, Test T Student para amostras pareadas com índice de significância de 5% (p≤0,05), seguido da correlação de Pearson para determinar o coeficiente (r) de correlação entre os métodos. A pesquisa será realizada com alunos da academia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), praticantes de musculação. Como critérios para inclusão dos participantes na pesquisa, tem-se que: estes devem ter a prática contínua na modalidade; serem maiores de idade; e treinarem na academia da UNICATÓLICA. O estudo procura favorecer os devidos integrantes com conhecimentos que abordam a utilização dos métodos de espessura das dobras cutâneas e a bioimpedância elétrica na prática. O estudo também contribuirá com a ciência a partir da produção de conhecimentos para estudantes, professores e profissionais da área de Educação Física.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, A. B. R. Composição corporal através de métodos de pesagem hidrostática e impedância biolétrica em universitários. Santa Maria/RS. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, 1998.

COPPINI, L. Z.; WAITZBERG, D. L. Impedância Bioelétrica, IN: WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

COSTA, R. F. CD-ROM: Avaliação da composição corporal. Santos, FGA Multimídia, 1999.

COSTA, R. F. Composição corporal. Teoria e prática da avaliação. São Paulo: Manole, 2001.

GUIMARÃES, F. J. S. P.; NETO, C. S. P. Estimativa do percentual de gordura em homens: uma comparação de técnicas. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2018.

HEYWARD V., STOLARCZYK L. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: Manole, 2000.

HEYWARD, V. H. Avaliação Física e Prescrição de Exercícios: técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LUKASKI, H. C.; BOLONCHUK, W. W. Theory na validation of the tetrapolar bioelectrical impedance method to asses human body composition. International Symposium on in vivo body composition studies. Brookhaven National Laboratory, 1986.

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Avaliação da composição corporal. In: MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

REZENDE, F. A. C. Aplicabilidade de equações na avaliação da composição corporal da população brasileira. Revista de Nutrição, Campinas, v.19, n.3, maio/jun., 2006.

FRANCISCHI, R. P.; PEREIRA, L. O.; LANCHA JUNIOR, A.H. Exercício, Comportamento Alimentar e Obesidade: Revisão dos Efeitos sobre a Composição Corporal e Parâmetros Metabólicos. Rev. Paul. Educ. Fís. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 117-40, 2001.

ROCHA, P. E. C. P. Medidas e avaliação: em ciências do esporte. 4ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2000.

TIRAPEGUI, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. São Paulo: Atheneu, 2009.

YONAMINE, R. S. Desenvolvimento e validação de modelos matemáticos para estimar a massa corporal magra de meninos de 12 a 14 anos, por densimetria e impedância bioelétrica. Santa Maria/RS. Tese de Doutorado em Educação Física – Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, 2000.

FRAGOSO, I.; VIEIRA, F. Morfologia e Crescimento – Curso Prático. Edições FMH, 2000.

GUEDES, D. P; GUEDES, J. E. R. Manual prático para avaliação em educação física. Barueri, SP: Manole, 2006.

OLIVEIRA, P. V.; BAPTISTA, L.; MOREIRA, F.; LANCHA, A. H. Correlação entre a suplementação de proteína e carboidrato em indivíduos submetidos a um programa de treinamento com pesos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v. 12, n. 1, p. 51-55, jan/fev. 2006.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.