A RELEVÂNCIA DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

Jamila Hunára da Silva Santos, Mércia Capistrano Oliveira

Resumo


O processo de escolha profissional pode ser representado por um período difícil, conturbado e conflituoso para aqueles que a fazem, visto que é nesse momento onde o sujeito passa a pensar em suas possibilidades, no projeto de futuro, na profissão e no mercado de trabalho. Diante da situação exposta, o presente trabalho buscou compreender a relevância da orientação vocacional na escolha profissional, por meio de uma pesquisa comparativa entre os que passaram e não passaram por esse processo, tendo como público alunos do Centro Universitário Católica de Quixadá. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e exploratória, apresenta um caráter comparativo e possui uma abordagem qualitativa. Os participantes responderam a um questionário aplicado em dois momentos e os resultados foram avaliados a partir da análise de conteúdo de Bardin, onde foram estabelecidas quatro categorias: A Orientação Profissional como ferramenta de auxilio para o autoconhecimento e uma escolha assertiva, Ausência da Orientação Profissional como fator de instabilidade, os multifatores que estão envolvidos no processo de escolha profissional entre os que participaram e não participaram pela orientação vocacional e a orientação profissional como ferramenta indispensável no processo de escolha. Os resultados demonstram a importância da OP e de se ter programas que oferecem esse tipo de suporte as pessoas. Durante a análise foi percebido que a escolha profissional simboliza muito mais do que escolher um curso, mas perpassam pelos anseios, as identificações, predileções e medos. O que demonstra o quanto esse processo deve ocorrer de forma consciente, tranquila e confortável. Pois quando isso acontece ultrapassa-se a visão de trabalho apenas vinculado à sobrevivência e começa-se a explorar outros aspectos, como por exemplo, o sentido do trabalho, de escolha e prática. Sendo assim, os objetivos da pesquisa foram alcançados com êxito. Dessa forma, percebe-se que tanto os que passaram pela orientação profissional quanto aqueles que não passaram, apontam os fatores e as categorias como agente influenciador de suas decisões. Por isso faz-se necessário à criação de programas acadêmicos que atendem a essa demanda e que ocorram à manutenção dos programas já existentes no intuito de valorizar o trabalho que afeta e contribui diretamente na vida das pessoas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASI, A.; URBINA, S. Testagem psicológica. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.

BARDAGI, M.; LASSANCE, P. M. C.; PARADISO, A. C.; MENESES, A de I. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 5, n. 4, p. 153-166, 2003.

______. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos psicologia escolar e educacional. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Paraná, v. 10, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. Ed: Lisboa, 2010.

BOCK, A. M. A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

COSTA, J. M. Orientação profissional: um outro olhar. Revista Psicologia USP, v. 18, p. 79-87, 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2017.

FIGUEIREDO, A. B. F de. Orientação vocacional: o caminho das possibilidades. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

GIACAGLIA, L. R. A. Orientação vocacional por atividades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

LACERDA, J. R.; REIS, S. M dos; SANTOS, N de. A. Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa Universidade Pública. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro (RJ). Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/7165/4127. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITÃO, L. M.; MIGUEL, J. P. Avaliação dos interesses. In: ____. (org.). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Coimbra: Quarteto, 2004. p. 179-262.

MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. de. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas (SP): Alínea, 2005.

MIRANDA, F. P. F. Z. et al. A Orientação profissional e educacional como parte do processo de escolarização. In: NAIANE, G. N. Orientação profissional em escola pública: uma análise de relato de experiência. São Paulo: O Portal dos Psicólogos, 2006.

MULLER, T. P.; SCHMIDT, J. S.; DULCE, H. P. Serviço de orientação profissional do Lipo -UFSC a comunidade: traçando novos caminhos. Revista Eletrônica de Extensão – Extensivo, v. l6, n. 7, 2009.

NEFFA, J. C. Actividad, trabajo e empleo: algunas reflexiones sobre un tema em debate. In: BOCK, S. D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e orientação profissional. São Paulo: Vetor, 2007.

OLIVEIRA, A. S. Os sentidos da escolha da profissão, por jovens de baixa renda: um estudo em psicologia sócio-histórica. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2017.

PRIMI, R.; CASELLATO, E. O.; MOGGI, M. A. Estudo correlacional entre habilidades, personalidade e dificuldade de escolha profissional. Revista Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jun. 2005.

RIBEIRO, M. A. Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, p. 141-151, 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.

SANTOS, Alexandre dos. Gênero em processo de orientação profissional. 2012. 121 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2017.

SILVA, L. L. M.; NOCE, M. A.; ANDRADE, P. Interesses em adolescentes que procuram orientação profissional. Revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo, v. 4, n. 2, dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2017.

SOARES, D. H. P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.

WERLANG, J. D.; BIANCHI, M. e VENDRUSCOLO, M. I. Estudos dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os discentes na escolha e na permanência no curso de Ciência Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 6., 2015, Florianópolis (SC). Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.