APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EM BENEFÍCIO PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTO

Erica Barbosa Ribeiro, João Evangelista Dantas dos Santos

Resumo


O cenário de ensino-aprendizagem tem se intensificado os últimos anos, na busca por metodologia inovadoras, na qual, possibilita uma melhoria no ensino em Instituições de Ensino Superior (IES). Deste modo, o objetivo geral é investigar os benefícios da aplicação de software para aprendizagem da disciplina de logística e cadeia de suprimento. Assim, utilizando o programa de monitoria foi possível realizar a presente pesquisa, visando alcançar possíveis benfeitorias para esta disciplina curso de graduação em Administração de empresa. Para realização da pesquisa usou-se o método qualitativo, pelos procedimentos descritivos e exploratório. O local que executou a pesquisa foi no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), localizado na cidade de Quixadá/CE. A coleta dos dados foi mediante um questionário contendo 10 (dez) perguntas, dentro ela utilizou-se a escala de Likert, questões com grau de concordância, divergência ou neutro acerca de assunto investigado. Outras perguntas foram feitas questões abertos e fechada, de uma pergunta múltipla escolha. E o modo de análise dos dados foi a técnica de Bardin, dividindo em três etapas: pré-análise, descrição analítica e a interpretação referencial. Com isso, conclui-se que a monitoria é de grande importância para auxiliar o professor no planejamento de tarefas, que a disciplina em estudo busca metodologia inovadora. O Resultado foi satisfatório, e apresentou-se possível sugestão dos alunos em relação a implantação de software educacional em outras disciplinas como Gestão de Pessoas; Tecnologia da Informação; Marketing; Jogos Empresariais e Gestão financeira.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, B.; CORREIA, W.; CAMPOS, F. Uso da Escala Likert na Análise de Jogos. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GAMES (SBGAMES), 10., 2011, [s.l]. Anais... [s.l.], 2011. p. 1-5.

ALMEIDA, Manuel; PEREIRA, José Luís. Modelos de Simulação de Processos por Junção de Componentes. In: Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

CABRAL, K. M; MENDANHA, R. S; SANTANA, A. C; SILVA, K. R. G. Análise dos softwares mais utilizados em um curso de engenharia de computação. Anais do XLI Congresso Brasileiro de educação em Engenharia, Gramado, 2013. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2018.

CARVALHÕES, Rosa Maria Klipel; OLIVEIRA, Lia Raquel Moreira; FALAVIGNA, Gládis. o uso das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem numa escola pública estadual de ensino fundamental, no município de São Francisco de Paula, Brasil. Revista do Seminário de Educação. de Cruz Alta-RS, v. 4, n. 1, p. 96-97, 2016.

CARVALHO, R.B.; OLIVEIRA, L.G.; JAMIL, G.L. Gestão da Informação Aplicada à Logística: estudo de caso de uma grande agroindústria brasileira. Salvador: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v.7, n. 7, p. 251-266. Araxá- MG, 2011.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Thomson, 2002.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 249 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

KOCH, Marlene Zimmermann. DRABACH, Nadia Pedrotti. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.

MORAIS, R. X. T. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. Monografia (Bacharel em ciências da computação) - Faculdade Lourenço Filho. 51p. Fortaleza, 2003.

MORAIS, Ananda Christiny Silvestre. MOURA, Marcelo Cozac. COSTA, Bárbara Norberto de Souza. GARCÍA-ZAPATA, Marco Túlio Antonio. Relato de experiência. Monitoria de doenças infecciosas e parasitárias no auxílio aos alunos de medicina da UFG. In: Anais do XIII CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Universidade Federal de Goiás, 2016. Disponível em: . Acesso em 06 de outubro de 2018.

MARTINS, Cristiano Souza. SOUZA, Daniela de Oliveira. SANTOS, Renata Faria dos. A influência da monitoria do desempenho dos alunos da disciplina de administração da produção do curso de administração da universidade federal fluminense. XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos. Salvador, BA, Brasil, 08 a 11 de outubro de 2013.

NASCIMENTO, Larissa Barros Fabião do. ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de. Práticas de ensino e aprendizagem aplicadas na disciplina de Administração de Materiais do curso de Administração da UFPB. XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006.

NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Ed. Campus, 2001.

REZENDE, Denis Alcides. ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SILVA, M. G., LOPES, A.C., SANTOS, L.M. Monitoria como processo de ensino-

aprendizagem e Formação de futuros professores de química. SINECT- III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2012.

SILVA, Fabiana Cabral da. e SARTORI, Jerônimo. Dificuldades de aprendizagem: Os desafios da carreira docente. v(8), nº 8, p. 1759 – 1774, AGO, 2012. (e-ISSN: 2236-1308). Disponível em: . Acesso em: Setembro, 2018.

SILVEIRA, Eduardo; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de

Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa

Catarina (UDESC). InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 131-149,

mar./ago. 2016.

SOUZA, C.S., IGLESIAS, A.G., PAZIN-FILHO, A. SIMPÓSIO: Tópicos fundamentais para a formação e o desenvolvimento docente para professores dos cursos da área da saúde, Capítulo Vil. ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAIS – ASPECTOS GERAIS. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3):284-92. Disponível em: Acesso em: setembro, 2018.

TOLEDO, BRUNO DE SOUZA. O Uso de Softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do Ensino médio/técnico no Instituto Federal de Minas Gerais. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 4, n. 2, 2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.