DIAGNÓSTICO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DO LIXÃO DE UM MUNICIPIO NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Carlos Humberto Nascimento Sales, Igor Costa Martins, Atilla Medeiros de Almeida, Sergio Horta Mattos

Resumo


A questão dos resíduos sólidos no Brasil é um tema a ser discutido com frequência devido a sua importância para o desenvolvimento sustentável, já que consegue abranger as dimensões sociais, políticas, econômicas e ambientais que são almejadas pelos estudiosos do tema. Os lixões urbanos são práticas antigas e constantes nas cidades brasileiras, nas quais os resíduos sólidos são depositados em locais inadequados e sem qualquer tratamento, o que vem a ocasionar impactos para a população, a saúde pública e o meio ecológico O presente trabalho objetivou elaborar um diagnóstico ambiental da área do lixão da cidade de Quixadá – CE, que durante muitos anos foi o maior lixão da região Central do Ceará. Os resultados obtidos com a implementação da pesquisa de campo indicam que a prefeitura municipal de Quixadá desativou o lixão público, que sem dúvida foi uma grande conquista para a população local, em especial para os moradores dos bairros Boto, Baviera, Campo Novo, diminuindo assim fatores como o antrópico, o solo, a fauna, a flora e a paisagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. São Paulo: ABRELPE, 2004. 64p.

BRASIL. Decreto - lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 de agosto de 2010.

CEARÁ. Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Plano de Gerenciamento das Águas da Bacia do Rio Jaguaribe. Disponível em: . Acessado em: 06 de out.de 2018.

CUNHA, V.; CAIXETA FILHO, J. V. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estruturação e aplicação de modelo não-linear de programação por metas. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/gp/v9n2/a04v09n2>. Acessado em: 06 de out.de 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 de out.de 2018.

INSTITUTO DE PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO(IPT). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. São Paulo:IPT/CEMPRE.1995.278p.

MUCELIN, C. A., BELLINI, L. M. A percepção de impactos ambientais no ecossistema urbano de Medianeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, 3, Medianeira. Anais... Medianeira: UTFPR, 2006. 1 CD-ROM.

SASAKI - O Problema dos Lixões no Brasil.2017. Disponível em: . Aceso em: 06 out. 2018.

SALGUEIRIHO, B.J., GUERRA, A.O. [et al.]. Desenvolvimento sustentável e meio ambiente: estudos e perspectivas– Florianópolis: Consórcio Projeto REGSA, 2014. 564 p.: il. color; 24 cm




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.