INTERVENÇÃO METODOLÓGICA NO CONTEXTO DA INDISCIPLINA ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Rener Victor Oliveira de Souza, Taniele Lopes da Silva, Erisvan Demones Tavares

Resumo


A indisciplina escolar é uma das maiores dificuldades encontradas pela a maioria dos profissionais da educação, especialmente os professores, pois a mesma acarreta em diversos problemas tanto no meio escolar, quanto no meio social dos alunos. Este estudo tem como objetivo verificar as metodologias de ensino utilizada pelos professores de Educação Física, percebendo aspectos das aulas relacionados a indisciplina, potencializando discussões sobre o processo ensino-aprendizagem e promoção de aulas mais produtivas. Este estudo é quanti-qualitativo e transversal. A população foram os alunos do Ensino Fundamental II da Escola José Jucá, no Município de Quixadá-CE. Participaram turmas dos 6° (3) e 7° (1) ano do período da tarde. Foram utilizadas 3 (três) metodologias diferentes para cada turma observada (1 - método expositivo, 2 - método de trabalho independente e 3 - método de inclusão, estilo E, de Muska Mosston), onde os critérios observados foram: participação; temperamento; controle de turma e comportamento. O método 1 é o mais utilizado na escola, com isso, na aplicação desse método de ensino o rendimento da intervenção teve um maior índice de sucesso em relação aos outros tipos, especialmente no controle da turma e comportamento. No método 2 se observou que a participação dos alunos foi um ponto bastante presente, mas foi observado baixas no temperamento da maioria da turma. No método 3 a participação dos alunos foi de grande proporção, o temperamento foi razoável, o controle de turma junto com o comportamento dos alunos marcou a intervenção desse método. Neste estudo pôde-se perceber que diferentes métodos de ensino afetam e chegam ao aluno de diferentes maneiras, de acordo com suas características, isso nos faz percebermos a importância de buscar novas alternativas de ensino, buscando sempre o desenvolvimento e evolução de seus alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, B. A indisciplina escolar nos diferentes modelos pedagógicos, 1988.

ALVES, M. Viver na escola: indisciplina, Violência e bullying como desafio educacional. Lisboa, PORTUGAL. v.46 n.161 p.594-613 AGOSTO. 2016.

BRASIL (2005). Agressão contra professor é maior no Centro-Oeste; Disponível em http://provabrasil.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/agressao-contra-professor-e-maior-no-centro-oeste/21206. Acesso em 01/03/2018.

CUNHA, M. de F. P. C. et al. Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. Educar em Revista, n. 35, 2009.

ECHELLI, Simone D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 199-213, ago./dez. 2008.

ESTRELA, M. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto, 1992.

FERRAZ, Alexandre (Coord.). Violência nas escolas: uma visão dos delegados da Apeoesp. São Paulo: Dieese: Apeoesp, 2007. Disponível em: www.apeoesp.org.br/d/sistema/publicacoes/340/arquivo/relat-violencia-escola.pdf. Acesso em 16 set 2018.

FERREIRA, A; SANTOS, E; ROSSO, A. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ATORES EDUCACIONAIS SOBRE INDISCIPLINA: COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS. Maringá, BRASIL. Maio de 2012.

GOZZI, M. T.; RUETE, H. M. Identificando estilos de ensino em aulas de Educação Física em segmentos não escolares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 1, 2009.

JESUS, G; ZAMBÃO, G. Indisciplina Escolar: Reflexão. São Paulo, 2012.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MALHEIROS, Taranto, B. (08/2012). Série Educação - Didática Geral. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2156-0/ Acessado em 15/05/2018.

SILVA, M. In: Aula de Didática. N° 5. 2018, Quixadá. UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá.

NETO, C. M.; BARRETTO, E. S. (In) disciplina e violência escolar: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 165933, 2018.

PACCA, J. L. A.; SCARINCI, A. L. O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa. Ciência e Educação, v.16, n.3, pp.709-121, 2010.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RANGEL, M. Métodos de ensino para aprendizagem e dinamização das aulas. 3° Edição - Campinas/SP: Papirus Editora, 2005. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

THAÍS, F. Conheça os métodos de ensino mais comuns nas escolas brasileiras. 2016. Disponível em https://www.infoescola.com/noticias/conheca-os-metodos-de-ensino-mais-comuns-nas-escolas-brasileiras/ Acesso em 01/06/2018.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.