MINDFULLNESS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ATENDIMENTO A PACIENTES COM DTM

Igor Torres Ferro, Kariny Patrício do Amaral, Bruna Borges Costa, André de Carvalho Barreto

Resumo


A sociedade adoece, se torna ansiosa, estressada e depressiva devido às grandes cobranças e exigências que se entra em contato neste mundo que exige, cobra e pune caso não se atenda suas necessidades diárias. É diante desse contexto, também social, que a prática da Atenção Plena se esforça como um método de terapia contra o estresse e a ansiedade. Tal prática consiste em perceber o momento presente sem se criticar, observar os acontecimentos em você e ao seu redor. Em momentos de estresse e ansiedade, por exemplo, ao invés de tratar esse fenômeno de uma forma negativa, aprende-se a tratá-los de uma maneira mais branda. O objetivo deste trabalho é relatar as discussões acerca das questões positivas da prática de atenção plena, aplicada a pacientes com disfunção tempromandibular (DTM) atendidos no SPA da Unicatólica de Quixadá. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a técnica de Atenção Plena aplicada em pacientes diagnosticados com a Disfunção Temporomandibular (DTM) atendidas nas clínicas de fisioterapia e odontologia da Unicatólica de Quixadá, comparando suas evoluções de estresse e ansiedade antes do início dos encontros e atividade, durante, e após os encontros. Utilizou-se recursos bibliográficos disponíveis que discutem acerca da prática citada e trabalhos desta com a DTM. Durante as atividades da prática de Atenção Plena nos pacientes foi observado que aqueles que foram diagnosticados com DTM obtiveram considerável evolução e melhorias nas questões que se referem ao estresse e ansiedade, relatando que não apenas conseguem praticar a atenção plena com facilidade, mas que também aprenderam a controlar as situações que se mostram como estressoras e produtoras de ansiedade, tomando conta do fenômeno e não permitindo que estes momentos tomem conta da paz que elas buscam. Conclue-se, portanto, que a teoria inicial de que as práticas de atenção plena (mindfulness) combatem diretamente a Disfunção Tempromandibular está comprovada, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade vivido pelos pacientes.

Texto completo:

PDF

Referências


PICCIN, C. F; POZZEBON, D; CHIODELLI L; BOUFLEUS J; PASINATO F; SARTORETTO, S. C; BELLO, Y. D; BONA, A. D. Evidências científicas para o diagnóstico e tratamento da DTM e a relação com a oclusão e a ortodontia, RFO, Passo Fundo, v. 17, n. 3, p. 352-359, set.-dez. 2012.

WILLIAMS, M; PENMAN, D. Atenção plena mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.