A MONITORIA QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DISCIPLINA DE CONTABILIDADE GERAL
Resumo
A monitoria foi instituída com a finalidade de auxiliar o aluno na perspectiva de inserção na carreira docente. Após, pode se constatar que esta atividade é de suma importância na contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Esse elo monitor-aluno diminuiu semelhanças antigamente improváveis de serem estabelecidas com o professor. Já para o monitor permite uma primeira experiência como docente. O projeto tem como objetivos facilitar o aprendizado da disciplina de Contabilidade Geral, do segundo semestre do curso de Ciências Contábeis, conceituar monitoria de uma maneira mais ampla dentro de uma visão acadêmica e por último, investigar a percepção dos discentes em relação à prática da monitoria; a pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva quantitativa, desenvolvida junto aos discentes do centro Universitário Católica de Quixadá, no decorrer do primeiro e segundo semestre de 2016, dentro dos parâmetros estabelecidos na resolução que trata das questões éticas implicadas. Os resultados evidenciaram à prática da monitoria como um método que auxilia o desenvolvimento teórico-prático do aluno juntamente com os demais, porém não se consolida como recurso único e responsável pela qualificação deste.
Texto completo:
PDFReferências
GUEDES, Maria Luiza. Monitoria: uma questão curricular e pedagógica. Série Acadêmica, Campinas: Puccamp, v. 9, p. 3-30, 1998.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em 11 out 2013.
ABRAMOWICZ, Mere. A importância dos grupos de formação reflexiva docente no
interior dos cursos universitários. P. 137-142 Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberta da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DE SORDI, Maria Regina Lemes. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? p. 171-182 Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.
GIL, Antonio C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade para o nível de graduação. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
ISSN: 2446-6042
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.
Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.