A CRIAÇÃO DE UM GUIA DE ESTUDOS EM ANATOMIA COMO MÉTODO COMPLEMENTAR NA APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA
Abstract
O guia de estudos em anatomia trata-se de uma metodologia complementar para ser utilizada nas aulas teóricas e práticas de anatomia humana, com a finalidade de propor uma abordagem do conteúdo com maior eficácia e um embasamento teórico que permita que o discente relacione as estruturas anatômicas estudadas. O propósito deste trabalho foi contribuir com o estudo em anatomia humana para os discentes de odontologia do primeiro semestre da UNICATÓLICA através do uso de um guia de estudos em anatomia, permitindo aos alunos a formação de um elo com o conhecimento anatômico e o aumento da criticidade sobre as diversas áreas da saúde. Trata-se de um estudo que visa identificar as relações de aprendizado e as representações, através de um Guia Anatômico das estruturas do corpo humano. O projeto foi desenvolvido no Centro Universitário Católica de Quixadá, no período de maio de 2016 a novembro de 2016. A população foram os acadêmicos do 1º semestre do curso de Odontologia, regularmente matriculados na disciplina de Anatomia Humana. A amostra foi composta no total de 36 acadêmicos. Foram utilizados dados do Sobotta – Atlas de Anatomia Humana, do livro Anatomia Humana Básica – Dangelo e Fattini e do Netter - Atlas de Anatomia Humana. O Guia foi desenvolvido no processador de texto Microsoft Word versão 2010, onde as terminologias de anatomia e as respectivas características de cada estrutura foram dispostas em tabelas. Esta pesquisa trará como benefício o fortalecimento do curso de odontologia da área da saúde, através do estudo complementar em anatomia por meio da utilização de um guia.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. ed. MAKRON, 3. ed., 2007.
COSTA, A. P. Ensino da anatomia humana em cursos de graduação em educação física. Mestrado (Dissertação) - Programa de pós-graduação Stricto Sensu - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2007.
FERREIRA, L. M.; HOCHMAN, B.; BARBOSA, M.V. J. Modelos experimentais em pesquisa. Acta Cir. Bras., v. 20, suppl. 2, São Paulo, 2005.
HADDAD, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde. 1. ed, São Paulo: Roca, 2004.
MINAYO, M. C. de S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 239-62, 1993.
PEROVANO, D. G. Manual de Metodologia Científica para a Segurança Pública e Defesa Social. Ed. JURUA, 1. ed., 2014.
REIS, C.; MARTINS, M.M.; MENDES, R.A.F. et al. Avaliação da Percepção de Discentes do Curso Médico acerca do Estudo Anatômico. Revista Brasileira de Educação Médica, Minas Gerais-MG, 2013.
SALBEGO, C.; OLIVEIRA, E. M. D.; SILVA, M. A. R. et al. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio Grande do Sul-RS, 2014.
ISSN: 2446-6042
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.
Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.