A REFORMA TRABALHISTA E SUAS INTERPRETAÇÕES

Francisco Egberto Martins Melo, Dhieciane de Souza Araújo, Bárbara Sampaio de Menezes, Carlos Eduardo de Oliveira Roncolato

Resumo


O presente resumo aborda a atual Reforma Trabalhista (RT) e as discussões geradas em torno dela, mobilizando empregadores, empregados e seus representantes, observando os pontos positivos e negativos das novas regras. Para tal, foi executada uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, usando dos procedimentos bibliográficos para abordar este tema, tendo como objetivo discutir as interpretações da CLT geradas a partir da Reforma Trabalhista, tendo como objetivos específicos: a) identificar documentos gerados com base na RT; e b) compilar as interpretações e posicionamentos sobre os itens da RT a partir dos documentos gerados. Após atingir os objetivos propostos, conclui-se que todas as partes interessadas nas regras e suas aplicações devem se interessar e conhecer todos os prós e contras dos pontos da nova lei.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 6787/2016: Projeto de lei. Brasília: Câmara dos Deputados, 2017. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2122076. Acesso em: 15 ago. 2017.

CESIT/IE/UNICAMP. Contribuição Crítica a Reforma Trabalhista. Campinas: CESIT/IE/UNICAMP, 2017. Disponível em: http://www.sindppd-rs.org.br/wp-content/uploads/2017/07/DOSSIE_UNICAMP_sobre-a-Reforma-Trabalhista.pdf. Acesso em: 21 out. 2017.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Modernização trabalhista: lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, panorama anterior e posterior à aprovação. Brasília: CNI, 2017. 102 p.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇO E TURISMO. A reforma trabalhista: A nova Consolidação das Leis do Trabalho. Brasília: CNC, 2017. Disponível em: http://cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/cartilha_reformatralhista_interativa_0.pdf. Acesso em: 21 out. 2017.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. A Reforma Trabalhista e os impactos para as relações de trabalho no Brasil. Nota Técnica nº 178: São Paulo: DIEESE, 2017. 21 p.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila;

GERHARDT, T. E., SILVEIRA, D. T., Métodos de pesquisa; UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.