OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO

Elisangela André da Silva Costa, Maria Socorro Lucena Lima

Resumo


O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos.

Palavras-chave


Estágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação.

Texto completo:

PDF

Referências


CANÁRIO, Rui. A escola, o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO, 1, 1997, Aveiro-Portugal: Universidade de Aveiro. Mimeo.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In PIMENTA, Selma Garrido e FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs). Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnolo- gias educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 67 ).

LIMA, M. S. L. Vida e Trabalho - articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: Evandro Ghedin. (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Perspectivas em Formação de Professores. Manaus: Editora Valer, 2007, v. 1

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese de Doutorado. USP, 2001.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Coleção Ciências da Educação, Vol. 4. Porto: Porto Editora, 1992

PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). O Estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

RIOS, Teresinha Azerêdo. Por uma docência da melhor qualidade. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2000.

ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lúcia (Orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997.

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v1i2.1302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Área de Avaliação Qualis | Quadriênio 2013-2016 Classificação
Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. B5
Educação. C
Filosofia. C
Ciências Biológicas II C
Direito B5
Ensino B5
Interdisciplinar C
Letras/Linguística C
Psicologia B5
Saúde coletiva C
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.