A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE ESCOLAS PRIVADAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE

Tony Herbert Freitas Freire, Manoel Sandoval Fernandes Bastos Júnior

Resumo


O mundo vive em constantes mudanças tecnológicas, onde os processos de gestão a cada dia que passa, vão se desenvolvendo buscando as melhorias no atendimento e agilidade nas informações. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos sistemas informatizados na gestão de escolas privadas no município de Quixadá-Ce. A presente pesquisa é do tipo descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, e foi realizada em três escolas privadas. Os participantesda pesquisa foram gestores, funcionários e colaboradores responsáveis pela administração geral e financeira de cada setor dentro da escola entrevistada. Ao serem questionados, verificou-se que 44,4% dos entrevistados consideram que com os sistemas é possível ter mais organização, eficiência e praticidade nas informações, 44,4% disseram que é de fundamental importância a agilidade imposta ao trabalho a partir dos dados fornecidos pelo sistema e outros 11,1% relataram sobre o enriquecimento de informações extraídas através de relatórios ou gráficos. Sobre as mudanças alcançadas com o processo de implantação do sistema, foi visto que a mudança ajudou significativamente no desenvolvimento da instituição. Conclui-se, portanto que os sistemas informatizados ajudaram bastante no desenvolvimento das escolas pesquisadas, e os próprios usuários relatam que usam o sistema como uma ferramenta na de tomada de decisões.

Palavras-chave


Sistemas Informatizados. Gestão Escolar. Desenvolvimento Tecnológico.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Paulo Henrique. Sistema de Informação para Gestão Educacional. 2004. Disponível em: . Acesso: 12 mar. 2012.

ANJO, Carlos Eduardo Soares. Inovação tecnológica e a formação de estratégias empresariais: um estudo de caso no setor de material de defesa. Dissertação de Mestrado em Administração apresentada à Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2009.

ARRAIS, Josimar. Existe um período certo para adaptação profissional? 2009. Disponível em: . Acesso: 10 maio 2012.

BARBOSA, A. L. et al. A Gestão da Escola. Rede Pitágoras. Artmed Editora. Vol. 04. Porto Alegre, 2004.

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Diretora Acadêmica. Núcleo de Pesquisa. Regulamento de Trabalhos Acadêmicos. Quixadá: FCRS, 2012.

JANZ, Karla. Gestão da Informação na Administração Escolar e seu Beneficio para a Educação. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2011.

LUPORINI, Carlos Eduardo Mori. Sistemas Administrativos Uma Abordagem Moderna de O&M. Editora Atlas. São Paulo, 1985.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. 2003. Disponível em: . Acesso: 31 out. 2011.

MORAES, Giseli Diniz de Almeida; TERENCE, A. C. F.; ESCRIVAO FILHO, E. A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa.JISTEM J. Inf. Syst. Technol. Manag. (Online), São Paulo, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em . Acesso em 26 abr. 2012.

ROQUE, Alberto, COSTA, Jorge Adelino. A gestão da informação no contexto da gestão escolar. 2005. Disponível em: . Acesso: 12 mar. 2012.

SOUZA, Flávia, MELHADO, Silvio. A importância do sistema de informação para a gestão das empresas de projeto. http://www.cesec.ufpr.br/workshop2007/. Sessão temática 3. 2007. Acesso: 01 mar. 2012.

TEONÓRIO, Fernando Guilherme. Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Editora FGV. 1. ed. Rio de Janeiro, 2007.

TRISKA, Ricardo. Sociedade da Informação e a Gestão do Conhecimento. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 1, p. 98-106, jun./jul. 2008. Disponível em: . Acesso: 18 nov. 2011.

TRES, Janialy Alves Araújo. Desafios do Gestor Escolar para a Mudança Organizacional da Escola. 2007. Disponível em:

Acesso: 10 maio 2012.

TURQUETI, Adriana Silva. Gestão da Comunicação Escola: Novos Meios Velhas Práticas? 2003. Disponível em:. Acesso: 18 nov. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v2i2.1323

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.