A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIO EM UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE MOVEÍS E ELETRODOMÉSTICOS LTDA NA CIDADE DE QUIXADÁ-CE

Naria de Oliveira Silva, Valter de Souza Pinho, Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Danival Sousa Cavalcante

Resumo


O plano de cargos e salários para melhor ter entendimento faz-se necessário ter conhecimento sobre remunerações, benefícios, motivação. Para as pessoas interagirem de acordo com os interesses da organização é importante que estejam satisfeitos e motivados. Uma vez satisfeitos, o trabalho será desenvolvido com eficiência, agilidade. O plano de cargos e salários é importante porque cada ocupante do cargo procura desempenhar suas tarefas de forma produtiva e responsável para que suas competências sejam reconhecidas e compensadas de forma favorável e justa. No presente trabalho verificou-se de que forma o processo de cargos e salário é aplicado e reconhecido pelos funcionários da empresa, o que foi realizado inicialmente através de um embasamento teórico que permitiu trazer a luz os conhecimentos necessários para compreensão da análise dos dados e resultados obtidos. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Como resultado, todos os entrevistados mostraram-se satisfeitos com os cargos e salários atribuídos aos mesmos além de Satisfação quanto à infraestrutura da empresa; Todos pretendem permanecer por longo período de tempo trabalhando na mesma, os participantes relataram satisfação com a empresa em relação ao trabalho prestado além de afirmarem que a empresa se interessa pelo crescimento profissional de seus funcionários. Podemos concluir que o funcionamento dos cargos e salário, ao longo dos anos, tem proporcionado não apenas a sobrevivência da empresa, bem como seu crescimento e solidificação dentro do mercado em que atua.

Palavras-chave


Plano de Cargos e Salário. Empresa. Móveis e eletrodomésticos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação/ Maria Margarida de Andrade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ARAUJO, L.C.G; GARCIA, A.A. Gestão de Pessoas. 2. ed. São Paulo; Atlas, 2009.

ARAUJO, L. C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

BARRETO, E. F. Estilos gerenciais e o impacto das organizações. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto Gestão de pessoas: e o papel dos recursos humanos nas organizações/ Idalberto Chianenato. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

COSTA, A. Metodologia Cientifica. Santa Catarina: Ed. Mafra, 2006.

DUTRA, Joel Souza Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas/Joel Souza Dutra. 1. ed. 6. reimp. São Paulo, 2008.

HANASCHIRO,D.M.M.; Recompensando Pessoas. In: HANASCHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M.; Gestão de Fator Humano: Uma Visão Baseada Stakeholders. 2. ed. Editora Saraiva: São Paulo, 2007.

IVANCEVICH, John M.Gestão de recursos humanos/ Jonh M. Ivancevich; tradução Suely SonoeCuccio; revisão técnica Ana Maria ValentiiniRoux, Helane Cabral.—São Paulo: Mc Graw-Hill, 2008.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. SãoPaulo: Saraiva, 2007.

MINAYO,M.C.S;DESLANDES,S.F;GOMES,R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade.27ª ed. Editora Vozes: Petrópolis,2002.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SANTOS,M.J.N.; Gestão de recursos humanos: teorias e práticas. Sociologias, n.12, p.142-158. Porto Alegre, jul./dez. 2004.

TRIVIÑOS,A.N.S. Introdução em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação.Editora Atlas,1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v3i1.1335

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.