DOMINAÇÃO E REPRESSÃO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL AVANÇADA EM HOMEM UNIDIMENSIONAL DE HERBERT MARCUSE

Ramom Gomes da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão acerca dos instrumentos de dominação e repressão da sociedade industrial avançada. A partir da leitura da primeira parte do livro Ideologia da sociedade industrial: O homem unidimensional, Herbert Marcuse analisa a sociedade industrial avançada e as tendências do capitalismo tardio expondo as novas formas de controle e dominação dos indivíduos na contemporaneidade. Os meios de dominação do capitalismo avançado têm-se mostrado mais eficientes e eficazes do que antigos regimes baseados na violência explícita, isto é, sem uso de um terror aberto, tem o domínio das esferas da existência humana, sejam elas públicas ou privadas. Esses mecanismos de controles proporcionaram a integração entre o pensamento e o comportamento dos indivíduos, de tal modo que o sujeito sente-se livre em situação de não liberdade, situação em que  necessidades impostas são aceitas e ainda repassadas às gerações seguintes sem o menor questionamento.


Palavras-chave


Controle. Repressão. Dominação. Perspectiva de Libertação.

Texto completo:

PDF

Referências


MARCUSE, H. A ideologia da Sociedade Industrial: o homem Unidimensional. Tradução de Giasone Rebuá. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1979.

______. Cultura e Psicanálise. Tradução de: Wolfgang Leo Maar, Robespierre de Oliveira, Isabel loureiro. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2001.

______. Eros e Civilização: Uma interpretação filosofica de Freud. Tradução: Alvaro Cabral, Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1972.

______. O Homem Unidimensional: estudos da ideologia da sociedade avançada. Tradução de Robespieere de Oliveira, Deorah Antunes e Rafael Cordeiro Silva. São Paulo: Edipro Editora, 2015.

______. El Hombre Unidimensional: ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. Buenos Aires: Ed. Planeta Agostini, 1993.

______. Razão e revolução: Hegel e advento da teoria social. Tradução de Marília Barroso.- 2. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.

______. Um Ensaio Sobre a Libertação. Tradução de Maria Ondina Braga. Lisboa: Livraria Bertrand, 1969.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v5i1.1475

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.