RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)

Leonardo Araújo Lima, Manoel Messias de Sousa

Resumo


Este artigo objetiva apresentar os principais resultados de uma pesquisa de acompanhamento dos alunos egressos do Centro Universitário Rainha do Sertão (UNICATÓLICA). A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral (n= 1.074) para coleta de dados junto aos alunos egressos de dez cursos de graduação da IES. A pesquisa investigou sobre quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso, e relação com a instituição. Os resultados da pesquisa refletem em indicadores que devem ser analisados como instrumentos para subsidiar avaliação, planejamento e qualidade no serviço da IES. A pesquisa foi realizada tomando como referência dados estratificados de dez cursos diferentes. No entanto este artigo apresenta os dados descritivos acerca à amostra completa do estudo. Como destaque para estes dados percebemos razoável estabilidade econômica dos ex-alunos, sua rápida absorção pelo mercado de trabalho, avaliações satisfatórias em relação à formação, e pouca participação dos egressos nos espaços e serviços da IES após a graduação.


Palavras-chave


Pesquisa de avaliação. Acompanhamento de egressos. Ensino superior.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRIOLA, W. B. Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: aval. pol.. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.17, n. 62, p. 153-168. 2009.

______. Avaliando o Impacto da Qualidade da Gestão Acadêmica no Desempenho dos Cursos de Graduação. Um Estudo em Universidade Pública Brasileira. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Fortaleza, v. 8, n.2, p. 233-254. 2015.

ANTUNES, Ricardo L. C. O Caracol e Sua Concha: Ensaios Sobre a Nova Morfologia do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BRASIL. Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Institui o Estatuto da Juventude). Brasília, 2013.

RISTOFF, D. I. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, N. C. Avaliação institucional: teorias e experiências. São Paulo: Cortez, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v5i1.1486

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.