PROPOSTA DE PLANO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM CEARÁ

Mariana Pereira Silva, Júlio César Cavalcante Bezerra, Maria Dias Cavalcante Vieira, Leonardo Rocha Moreira, Maria de Lourdes da Silva Neta

Resumo


O artigo em questão foi elaborado abordando o uso da tecnologia na sala de aula, baseando-se nas habilidades definidas no documento de referências de formação em computação para educação básica da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Este trabalho teve como objetivo a criação de um plano de educação tecnológica para educação básica, capaz de auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades computacionais, adquiridas no desenvolvimento de atividades de informática, matemática e inglês usando ferramentas digitais. A pesquisa aconteceu em uma escola de ensino fundamental no município de Boa Viagem. Durante a pesquisa foi ofertado curso de informática em horário extracurricular quando abordou-se desde conceitos de computação, incluindo manutenção de computadores, segurança da informação e programação. Em paralelo trabalhou-se com os professores o uso de ferramentas como Khan Academy e Duolingo. Conclui-se que ao utilizar o computador nas aulas de matemática e inglês, os alunos demonstraram forte interesse em realizar as atividades, mantendo o foco e melhor assimilação dos conteúdos. Com a pesquisa bibliográfica e a experiência na escola, foi possível perceber as vantagens em incluir no currículo escolar, disciplinas ou componentes que contribuam com o desenvolvimento de competências digitais, mas ainda há um grande caminho a ser percorrido no que se refere a infraestrutura e formação de professores.

Palavras-chave


Educação Tecnológica. Ensino personalizado. TDIC’s.

Texto completo:

PDF

Referências


Boa Viagem (município). Lei n° 1.329, de 06 de julho de 2017. Programa de empreendedorismo social e capacitação tecnológica. Boa Viagem Ceará, 2017.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INEP. Brasil no PISA 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. OCDE/Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santilana, 2016.

DUOLINGO. Aprenda idiomas de graça: para sempre. Disponível em: https://pt.duolingo.com/. Acesso em: 04 abr 2017.

FREEMAN, E. Use a cabeça!: padrões de projeto. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

FUNDAÇÃO Leman, Khan Academy: O maior site de matemática do mundo 2017. Disponível em: http://www.fundacaolemann.org.br/khan-academy/. Acesso em: 18 out. 2017.

GETSCHKO, D. Tic educação 2015. São Paulo: Cetic, 2016.

GIL, J. M. S.; Hernadéz, F. Tecnologias para transformar a educação. São Paulo: Artmed editora, 2006.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Estatísticas da educação básica do Ceará. Disponível em: http://dados.seduc.ce.gov.br/. Acesso em: 27 mar. 2017.

IBGE. Brasil em síntese 2014. Disponível em: http://brasilemsintese.ibge.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2017.

JOHNSON, L et. al. Horizon Report: Edição educação básica 2015. Austin: NMC, 2015.

LASTRES, H. M. M. et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento. São Paulo em Perspectiva. v. 16, n. 3, p.60-66, 2002.

LEARN Code. Hora do código 2017. Disponível em: https://code.org/learn. Acesso em: 13 nov. 2017.

RAAB, A. et. al. Referenciais de Formação em Computação. CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO 2017, 2017, SBC, Porto Alegre, Comissão da educação, 2017. p. 3 – 8.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. Projetos e programas. Governo do Estado do Ceará, 2008. Disponível em: www.seduc.ce.gov.br/projetos-e-programas. Acesso em: 06 out 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i1.2052

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Área de Avaliação Qualis | Quadriênio 2013-2016 Classificação
Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. B5
Educação. C
Filosofia. C
Ciências Biológicas II C
Direito B5
Ensino B5
Interdisciplinar C
Letras/Linguística C
Psicologia B5
Saúde coletiva C
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.