LITERATURA E HISTÓRIA: O ROMANCE DESMUNDO E A REALIDADE DAS MULHERES ÓRFÃS NO BRASIL COLONIAL

João Otávio Bastos Correia, Fátima Maria Leitão Araújo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a realidade das mulheres órfãs no Brasil colonial, a partir do romance Desmundo, da escritora Ana Miranda. O intento é revelar a importância da narrativa literária para a compreensão da histórica ou das representações sobre o contexto social do Brasil no início da colonização. A narrativa nos conduz aos fatos ocorridos no Brasil em meados do século XVI, mostrando-nos a possibilidade de utilizarmos a literatura para nos reportarmos a fatos reveladores de um momento vivido e, que muitas das vezes, passaram despercebidos e invisibilizados em escritas totalizantes e lineares da História. Partindo dessa perspectiva, com a presente escrita buscamos promover o diálogo interdisciplinar entre literatura e história, tendo por foco o romance que relata a vinda de moças de Portugal para o Brasil na época da colonização para casar e a vida difícil que essas mulheres tinham, dentre essas destaca-se Oribela, a protagonista da obra em análise, cuja vida desvela as condições e sujeições as quais eram submetidas jovens mulheres órfãos transportadas à colônia para atenderem às necessidades dos colonos sob os auspícios da Igreja Católica. Tendo em vista as novas abordagens historiográficas, a literatura passa a ter papel de destaque na pesquisa, pois a partir da literatura chegaremos a compreensão social daquele periodo segundo a obra Desmundo.

Palavras-chave


Literatura e História; Romance; Brasil colonial; Mulheres órfãs

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, W. Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão. Tradução Marcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

CHARTIER, R. Debate - Literatura e História. Topoi Revista de História, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 197-216, jan./dez. 2000.

DEL PRIORE, M. Ao Sul do Corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

GAY, P. O estilo na história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

LUKÁCS, G. O Romance como Epopeia Burguesa. In: CHASIN, J. (org.). Ensaios Ad Hominem, Tomo II – Música e Literatura. Santo André: Estudos e edições Ad Hominem, 1999.

MIRANDA, A. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

NUNES, B. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

SILVA. T. T. da (org.). Identidade e Diferença: A perspectiva de estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v10i1.4004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.