IMPLANTAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO GED PARA A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Jonatas Vasconcelos, Alandson Mendonça Ribeiro Meireles, Felipe Conrado Maia

Resumen


Com o passar dos anos o manuseio do papel em escritórios de contabilidade e acervos arquivísticos, vem sendo substituído pela digitalização dos documentos, diminuindo o contato com o papel o que consequentemente diminui o seu desgaste, e obtém através da utilização de software, um controle maior de organização para o acesso aos arquivos digitalizados que podem ser armazenados em mídias ou em outros dispositivos físicos (hardware). O presente trabalho tem como objetivo apresentar a redução do impacto ambiental, através da implantação de uma solução de gerenciamento eletrônico de documentos, junto com os procedimentos, técnicas e ferramentas da gestão de documentos e das tecnologias que fazem parte da gestão eletrônica de documentos. Trata-se de um estudo experimental, em que foram usadas como etapas, instalação do equipamento e escolha das ferramentas, escolha do formato de arquivo e a qualidade da imagem, higienização, criação das mídias, avaliação e backup. Os resultados mostram que após um ano e meio da implantação desta solução GED na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com uma economia considerável nos custos relacionados ao uso de papel. A organização dos arquivos digitalizados para um fácil acesso e identificação, a redução das folhas de papel nos armários, aumento o espaço físico nos mesmos, uma prevenção de riscos foi realizada, e obteve uma boa aceitação dos funcionários. 


Palabras clave


Software. Solução. Aplicativo. Hardware. Componentes físicos.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ABREU, A. F.; MONTEIRO, M. S.; ROMITO, P.R. Implementação de práticas sustentáveis em Empresa de Tecnologia de Informação. Disponível em:< http://www.aedb.br/seget/artigos12/25916208.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013.

BERNARDES, I. P.; DELATORRE, H. Gestão Documental Aplicada. Disponível em: Acesso em: 24 jun. 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. 2010. Disponível em:

aes_para_digitalizao.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2013.

BRASIL. Manual de Gestão Documental 2010. 2010. Disponível em < http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/manualdegestaodocumental.pdf >. Acesso em: 24 jun. 2014.

MACEDO, G. M.F. Bases para a Implantação de um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos- GED. Estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2014

MARTINS, N. R; REINEY, A; PIRES, R. Digitalização de Documentos. 2001 Disponível em < http://powerbrasil.com.br/pdf/Digitalizacao_Unicamp.pdf >. Acesso em: 23 ago. 2013.

PINTO, T. M. C.; SAVOINE, M. M. Estudo sobre TI Verde e sua aplicabilidade em Araguaína. Revista Científica do ITPAC. 2011, v.4, n.1, p. 11-12, 2011.

PORTAL GED. Gestão Eletrônica de Documentos. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2014.

SMAAL, B. Lixo eletrônico: o que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos. Tec Mundo. 11 ago. 2009. Disponível em:

. Acesso em: 11 out. 2011.

TAKAHASHI, A.G; ALMEIDA, D; SILVA, D.; FERREIRA, D. H.; KOMATSU, E; RIBEIRO, M. L.; SILVA, P.H. TI verde: conceitos e práticas. Disponível em . Acesso em 06 out. 2013.

VIKTOR, M. Onde os eletrônicos vão morrer (e matar). Revista Galileu. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v4i1.1454

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.

Comentarios sobre este artículo

Ver todos los comentarios


Copyright (c) 2015 Revista Expressão Católica

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.