RESENHANDO A PRÁTICA DO PSICÓLOGO NO CAPS DE QUIXADÁ/CE

Antônio Alexandre Iorio Ferreira, Maria Flávia Lima de Souza, Maria Caruline Furtado de Melo Martins, Francisco Junior Marinho de Souza, Élida de Fátima Silveira de Melo

Samenvatting


O presente artigo versa sobre uma investigação das práticas psicologicas utilizadas no Centro Psicossocial (CAPS) de Quixadá, com a finalidade de se refletir sobre a atuação das práticas e as possibilidades desta ser resenhada. Tem como objetivo averiguar como se desenvolve a atuação do psicólogo e quais as práticas mais utilizadas em suas investigações. Para tanto, os métodos utilizados foram de pesquisa de campo com natureza qualitativa. Foi realizada (01) visita semanal em um período de (02) meses, onde houve a averiguação dos prontuários e entrevista com a psicóloga dessa instituição. Observamos a importancia do (a) profissional psicólogo (a) e, consequentemente, os desafios que o (a) os desafios que o profissional enfrenta em sua prática de atuação, especificamente no CAPS. Concluimos que, para que exista qualidade na prática do fazer e do ser psicólogo, ainda há muito a ser realizado, pois estes profissionais necessitam de uma maior atenção da sociedade e dos órgãos governamentais responsáveis pela saúde biopsicossocial da população.

Trefwoorden


Reforma Psiquiátrica. CAPS. Práticas psicológicas.

Volledige tekst:

PDF (Português (Brasil))

Referenties


BOCK, Ana Maria Bahia. Psicologia e o Compromisso Social. Ana Maria Bahia Bock (Org.) São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL, Ministério da saúde. SAÚDE MENTAL NO SUS: OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Brasília- DF, 2004. Disponível em:

www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/SM_Sus.pdf>. Acessado em: 15 out. 2010.

_________, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil.Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

___________, Ministério da Saúde, Política Nacional de Humanização PHN. O Centro de Atenção Psicossocial de Quixadá CAPS/ Quixadá: uma Política Cidadã de Saúde Mental. Quixadá-CE, 2006. Disponível em: . Acessado em: 15 out. 2010.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicólogo Brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. 2ª Ed São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

___________. Prática profissionais dos (as) psicólogos (as) nos centros de atenção psicossocial / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: 2009.

GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

JUNIOR, B.B., SILVA, E. S., RESENDE, H., SILVA, J.F.F., ALMEIDA, N.M.F., DELGADO, P.G.G., BORGES, S.M.N., TUNDIS, S.A., CONSTA, N. R., Cidadania e loucura: politicas de saúde mental no Brasil. Petrópolis: Petrópolis, 1997.

PÁSCOA, J. G. O. centro de atenção psicossocial de Quixadá: contribuições para

mudanças na condução da política saúde mental no nível municipal. In: A Reforma Cearense. UECE, Fortaleza-CE 2008. Disponível em: < www.politicasuece.com/v6/admin/publicacao/jose_geidson.pdf>. Acessado em: 15 out. 2010.

SALES, André Luis Leite de Figueiredo e DIMENSTEIN, Magda. Psicologia e modos de trabalho no contexto da reforma psiquiátrica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 812-812. ISSN 1414-9893.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v1i2.1304

Terugverwijzingen

  • Er zijn momenteel geen terugverwijzingen.

Reacties op dit artikel

Bekijk alle reacties


Copyright (c) 2012 Revista Expressão Católica

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.