UM BREVE RESGATE HISTÓRICO DO SINDICALISMO BRASILEIRO

Saulo Nunes de Carvalho Almeida, Raymundo Juliano Rego Feitosa

چکیده


O presente ensaio busca apresentar uma síntese histórico-evolutiva do movimento sindical brasileiro. O enfraquecimento do poder sindical como ator social contemporâneo está vinculado a queda na crença dos trabalhadores na capacidade na força dessas entidades na democracia capitalistas, motivo pelo qual o interesse dos trabalhadores em se filiar encontra-se em grave declínio. Nesse cenário de notória decadência do sindicalismo, onde suas práticas tradicionais já se encontram há muito superada, torna-se imperioso a reflexão em busca de critérios que possam, por fim, a esse sentimento de descrença generalizada (grande responsável pela redução do número de filiados) e possibilitem a revigoração do sistema sindical, introduzindo novos paradigmas sociais e democráticos. A luta pera reconquista daqueles espaços conquistados pelos sindicatos após a Segunda Guerra, mas posteriormente capturado pelo Estado, é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo movimento na contemporaneidade. Empregando uma metodologia eminentemente bibliográfica e documental, alicerçado em obras clássicas e relevantes do juslaboralismo nacional, o presente ensaio evidenciou que muitos dos desafios contemporâneos experimentados no sindicalismo brasileiro têm como ponto de partida sua própria origem, persistindo até os dias atuais.


موضوع


Sindicalismo brasileiro; Evolução Histórica do Sindicalismo; Organizações sindicais

تمام متن:

PDF (Português (Brasil))

مراجع


ALVES, G. Do “Novo Sindicalismo” à “Concertação Social”: Ascensão (e Crise) do Sindicalismo no Brasil (1978 – 1998). Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 15, 2000.

CAPPA, J. G. Passado e Presente do Sistema de Relações de Trabalho no Brasil. São Paulo: LTr, 2000.

CATTANI, A. D. (org.). Dicionário Crítico sobre o Trabalho e Tecnologia. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COSTA, H. A. O Sindicalismo Contemporâneo Entre as Tipologias e as Formas de Acção. Revista de Estudos Sociais, Araraquara, v. 16, n. 31, 2011.

CRUZ, H. L. C. Condições de Construção Histórica do Sindicalismo Docente de Educação Básica. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

FRANÇA, T. Sindicalismo no Brasil e Estrutura Sindical (1978 – 1997): Rupturas e Continuidades. Lutas & Resistências, Londrina, n. 2, 2007.

LIMA, L. T. de. Movimento Sindical e Luta de Classes. São Paulo: Oliveira Mendes, 1998.

NOGUEIRA, A. J. F. M. Trabalho e Sindicalismo no Estado Brasileiro: Experiências e Desafios. 1996. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1996.

ORTIZ, P. H. F. O Papel do Sindicato na Qualificação da Mão-de-Obra: Sindicato-Cidadão. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2009.

PEREIRA, M. C. C. Relações Complexas: Sindicalismo e Autogestão em Debate. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.

POCHMANN, M. A Sindicalização no Emprego Formal Terceirizado no Estado de São Paulo. São Paulo: Ltr, 2008.

POCHMANN, M. Relações de Trabalho e Padrões de Organização Sindical no Brasil. Editora Ltda: São Paulo, 2003.

SCHIO, A. C. de S. Para Além do Minimo: Negociação Coletiva por um Sindicato Representativo como Vetor de Desenvolvimento. 2012. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, 2012.

VIANNA, L. W. Liberalismo e Sindicato no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.


ارجاعات

  • در حال حاضر ارجاعی نیست.


##submission.copyrightStatement##

##submission.license.cc.by-nd4.footer##

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

E-ISSN: 2674-7286