PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Carolina de Sousa Pliveira, Erica Barbosa Ribeiro, Raquel Costa Silva, Flávio Cidade Nuvens Silveira

Resumo


A sustentabilidade vem crescendo com o passar do tempo, e se tornando um grande diferencial dentro das organizações. Desta maneira, toda empresa que preza em fazer práticas sustentáveis ou ações sociais transmite uma imagem positiva para a sociedade. Nesta concepção, o objetivo do trabalho foi conhecer as práticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para executar esta pesquisa foi elaborado um questionário semi-estruturado, contendo sete perguntas, e aplicado com o gestor de responsabilidade socioambiental da instituição. A pesquisa utilizou-se abordagem qualitativa e o método exploratório para explicar os fatores desenvolvidos nas práticas socioambientais para compreender o exercício da sustentabilidade na Instituição. O resultado mostrou que a instituição preza muito por responsabilidade social, pois elabora projeto sustentável como projeto cafundó, onde discentes de determinados cursos da instituição levam ações sociais para comunidade, gerenciamento dos recursos hídricos, a coleta seletiva, na qual a separação e recolhimento dos resíduos descartados da IES para o crescimento da instituição. Desta forma, a mesma presta serviços sociais para comunidade, e a incentivando desenvolver as práticas ambientais em suas localidades. Observou-se que o engajamento dos discentes ainda é pouco.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLAN, Valmor; MOTTA, Márcia, Vieira da. Responsabilidade Social no Ensino Superior. 2007.

CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Responsabilidade social universitária: contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, v.24, n. 36, p. 7-22, jun. 2006. Edição Especial.

COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ. Responsabilidade Social da UNICATÓLICA Disponível em: . Acesso em: 25 Maio 2016.

INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial. Fernanda Gabriela Borger. 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 abr de 2017.

MIKHAILOVA, Irina. Sustentabilidade: Evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento. n° 16. 2004.

PERDIGÃO, Carlos. Prevalência, caracterização e distribuição dos principais factores de risco cardiovascular em Portugal. Uma análise do Estudo AMÁLIA. Rev Port Cardiol, v. 30, n. 04, p. 393-432, 2011.

PRESTES, M.l.m. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4. ed. São Paulo: Respel, 2014. Resolução CNE/CES 1/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de janeiro de 2014 – Seção 1 – p. 17-18.

SOARES, G. M. de P. Responsabilidade social corporativa: Por uma boa causa!? Rae Eletrônica, v.3, n.2, jul./dez.2004.

SCHROEDER, Jocimari T; SCHROEDER, Ivanir. Responsabilidade Social corporativa: Limites e Possibilidades. Revista de Administração de Empresa -RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art.1,jan./jun. 2004.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.