SAÚDE E EDUCAÇÃO POPULAR COM MULHERES SOBRE O EXAME PAPANICOLAU: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Hilderlânia de Freitas Lima, Shérida Martins de Lima, Geiciara Costa Ribeiro, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


O câncer do colo uterino é a terceira neoplasia maligna que acomete as mulheres, sendo a faixa etária reprodutiva a mais acometida. Quando diagnosticado e tratado precocemente, constitui uma causa de morte evitável, pois se trata de uma neoplasia com etapas bem definidas, apresentando longo período para a evolução das lesões precursoras e facilidade de detecção das alterações na fase inicial, o que lhe confere um dos mais altos potenciais de prevenção e cura entre todos os tipos de câncer. O presenta trabalho tem por objetivo relatar a prática profissional com mulheres sobre a aplicação de tecnologia em saúde em sala de espera orientando sobre o exame Papanicolau. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma ação educativa realizada na Unidade Básica de Saúde Combate, no município de Quixadá/CE. Resultados: A ação educativa foi dividida em quatro momentos sendo que para pesquisa em questão, foram consideradas elegíveis vinte mulheres que eram acompanhadas na UBS. O primeiro foi para apresentação da equipe, e das pacientes; o segundo momento foram explicar cada objeto utilizado no exame no exame ginecológico junto com a maquete e o guia saúde da mulher; o terceiro, as pacientes as pacientes falaram das suas dúvidas e no último momento, houve uma avaliação da ação. Os vários problemas enfrentados atualmente pelas mulheres para a realização do Papanicolau estão diretamente envolvidos com a falta de informação fornecida pelos profissionais de saúde. Lembrando também que em muitas vezes as pacientes desconhecem o papel do enfermeiro como educador.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBEIRO, F. M. S.; CORTEZ, E. A.; OLIVEIRA, P. A. M. C.; SILVA, A. L. O. Conhecimentos e práticas das mulheres acerca do exame Papanicolau e prevenção do câncer

Cérvico-uterino. Rev. de Pesq. Cuidado é fundamental online, set/dez. 1(2):414-422, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006.

________. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa. Brasil MS; 2012.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007a.

FERREIRA, V. F.; ROCHA, G. O. R.; LOPES, M. M. B.; SANTOS M. S.; MIRANDA, S. A. Educação em saúde e cidadania: revisão integrativa. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 12 n. 2, p. 363-378, maio/ago. 2014

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Estimativa 2016. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015

MELO, M. C.S. C. Mulheres em risco familiar para o câncer de mama: uma hermenêutica da prevenção secundária [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery; 2009.

MELO, M.C.S.C; VILELA, F.; SALIMENA, A. M.O; SOUZA, I.E.O. O Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Colo do Útero: o Cotidiano da Atenção Primária. Revista Brasileira de Cancerologia, 2012; 58(3): 389- 398.

MENDONÇA, V. G. D.; LORENZATO, F. R. B.; GUIMARÃES, M. J. B.; MENEZES, T. C. D.; MENDONÇA, J. G. D. Mortalidade por câncer do colo do útero: características sociodemográficas das mulheres residentes na cidade de Recife, Pernambuco. Rev. Bras. Ginecol. Obstet;30(5):248-255, maio 2008.

RODRIGUES, A. D.; DALLANORA, C. R.; ROSA, J.; GERMANI, A. R. M. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, 2009 - reitoria.uri.br

SANTOS, F. P. A. et al. Estratégias de enfrentamento dos dilemas bioéticos gerados pela violência na escola. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 267-281, 2011.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.