TRAMAS PSICOSSOCIAIS: A PSICODINÂMICA DO TRABALHO EM POLOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE FORTALEZA

Roberta Dutra Andrade, Gisele Aparecida Chaves Antenor, Fabíola Gomes Farias

Resumo


O trabalho é um ato imprescindível para o indivíduo, inerente à sua sobrevivência e ao condicionamento social, sendo mais que um fator de produção, tornando-se o empenho do homem em obter a satisfação de suas necessidades e garantindo, assim, sua sobrevivência. Esta pesquisa possui como objetivo geral a compreensão das características da psicodinâmica do trabalho (PDT) no setor de turismo em Fortaleza (CE), com o intuito de tipificar o trabalho e identificar suas manifestações em diferentes contextos. Para obter tal escopo, caracterizou-se a ação do trabalho em três polos turísticos de maior movimento na cidade (Beira Mar, Mercado Central e Praia do Futuro) e identificou-se nestes as diversas manifestações da psicodinâmica do trabalho. A pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativa, com instrumento semiestruturado, focando no entendimento dos fenômenos sociais e em um maior conhecimento sistematizado. Mediante análise das entrevistas, concluiu-se que, dentro do setor de turismo da cidade de Fortaleza, a psicodinâmica do trabalho mostrou-se semelhante em polos semelhantes: o polo da Beira Mar forma um grande conjunto com o polo do Mercado Central, ambos classificados como Feiras, e os dois, por sua vez, se contrapõem ao polo da Praia do Futuro, ainda que nos três campos empíricos as regras que regulam e controlam a convivência entre os entrevistados sejam baseadas na cultura local e sinalizem os limites da competição e cooperação.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, D.; MACEDO, K. Psicodinâmica do trabalho dos músicos de uma banda de blues. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 117-124, 2008. Disponível em:Acesso em: 08 de agosto de 2015.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BUENO, M.; MACÊDO, K. B. Viver e escrever no processo criativo do trabalho do escritor literário. In: V Congresso de Psicologia Organizacional e do trabalho, 2012, Rio de Janeiro. Anais... V Congresso de Psicologia Organizacional e do trabalho. Rio de Janeiro, 2012, p.152.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho – estudo de Psicopatologia do Trabalho. São Paulo: Oboré, 1987.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELLI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho – Contribuições da escola Dejouriana à análise de prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

DELLAGNELO, E.H.L.; SILVA, R.C. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática, v. 1, p. 97-118, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINISTÉRIO DO TURISMO – Dados e Fatos & Estatística e Indicadores 2016. Disponível em Acessado em 08 jul 2016.

MOTTA-ROTH, D. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2003.

OMT - World Tourism Organization UNWTO Annual Report 2015. Disponível em < http://www2.unwto.org/publication/unwto-annual-report-2015> Acessado em 07 jul 2016.

POUPART, J.; DESLAURIERS, J.P.; GROULX, L.H.; PIRES, A.P. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. 127-153 p.

SATO, L.; ANDRADA, C. F.; ÉVORA, I. M. A.; NEVES, T. F. S.; OLIVEIRA, F. As tramas psicossociais da cooperação e da competição em diferentes contextos de trabalho. Arquivos brasileiros de psicologia; Rio de Janeiro, 2001, p.63-104.

WISNER, Alain. A inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. Fundacentro, 1994.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.