ANÁLISE DE DADOS ACERCA DA VISÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNICATÓLICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MARKETING POLÍTICO

Caroline da Silva Scanone, Ygo do Nascimento Cruz, Francisco José Mendes Vasconcelos

Resumo


O novo milênio foi marcado por grandes avanços tecnológicos, a exemplo do surgimento da internet e das redes sociais, onde os mesmos podem ser vistos como transgressores de comportamentos ou instrumentos de ações sociais, que protagonizam verdades e/ou inverdades em situações de crise social e política na atualidade. Assim, objetivo principal deste estudo é identificar através dos universitários da Unicatólica de Quixadá (sujeitos desta pesquisa), se eles entendem estes canais de mídia política nas redes sociais, como ferramentas que proporcionam o diálogo e compartilhamento de informações, ou se estes canais oportunizam a manipulação ideológica das massas sociais. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, através do método qualitativo. Foram entrevistados o total de 100 universitários da Unicatólica, dos cursos de contabilidade, sistemas de informação, administração e direito, correspondendo a 25 alunos entrevistados por curso, mediante questionário com perguntas previamente estruturadas. A amostra não-probabilística foi autogerada pelos próprios sujeitos da pesquisa, adequando-se ao tipo de pesquisa proposta, com o uso de tabelas e gráficos, atráves de uma investigação explicativa, justificando o que foi encontrado na análise dos dados coletados. Os resultados encontrados, demonstraram que os sujeitos da pesquisa embora tenham observado muitos perfis com viés políticos nas redes sociais, notaram um grande envolvimento da sociedade com estes perfis. Ademais, alegam também, que os perfis políticos influenciam positiva ou negativamente, a depender do receptor da mensagem, e que consideram o uso das mídias sociais por políticos de forma positiva, por oportunizar uma maior aproximação entre o político e a sociedade eleitoreira.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALCANTE, Ana. Como as redes sociais podem interferir na vida das pessoas?. Disponível em: https://www.anacavalcante.net/2011/10/como-as-redes-sociais-podem-interferir-na-vida-das-pessoas/. Acesso em: 12 de setembro de 2017.

CCJ reduz à metade o tempo de propaganda eleitoral diária no segundo turno. Encontrado em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/541869-CCJ-REDUZ-A-METADE-O-TEMPO-DE-PROPAGANDA-ELEITORAL-DIARIA-NO-

SEGUNDO-TURNO.html - Acesso em: setembro de 2017.

Hardt, M., Negri, A.Império. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 320. Encontrado em: http://amsterdam.nettime. org/Lists-Archives/nettime-l- 0201/msg00142.html – Acesso em: setembro de 2017.

SCHMIDT, Bárbara. A política, a mídia e o povo alienado. Encontrado em: https://emfocoweb.wordpress.com/2016/07/01/a-politica-a-midia-e-o-povo-alienado/ Acesso em: setembro de 2017.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.