APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA DE REFORÇO ACADÊMICO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Ranieri Sales de Souza Santos, Rogério Nunes dos Santos

Resumo


A Química é uma das ciências que sofreu maior impacto, tanto pela mudança de paradigma teórico no início do século passado, com o advento da mecânica quântica, quanto pelo notório crescimento na capacidade dos computadores. Fruto de métodos de ensino tradicionais, muitos estudantes apresentam-se como meros telespectadores na construção do conhecimento, onde passivos e sem direito a voz não oportunizam a construção do saber, uma vez que os mesmos podem colaborar com seus conhecimentos e fortalecer o aprendizado junto ao professor através de um relacionamento mútuo. Além disso, para agregar princípios teóricos à realidade prática se faz necessário rever os artifícios metodológicos empregados no processo de ensino aprendizagem, optando por estabelecer competências e incentivo à aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, promovendo estratégias inovadoras e dinâmicas ao exercício do saber. Metodologia ativa trata-se de um recurso de âmbito educativo que proporciona o processo de ensino aprendizagem de forma crítico/reflexiva tendo o educando como protagonista do seu aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo aplicar e validar o uso de metodologias ativas como recurso didático pedagógico para o ensino de Química Geral e Inorgânica. As metodologias ativas descritas serão as seguintes: sala de aula invertida e jogo didático. Constatou-se que após a aplicação das mesmas houve um aumento de, aproximadamente, 12,43% nas notas dos indivíduos que participaram da aplicação e validação das mesmas, confirmando assim que o uso de recursos pedagógicos mostra-se como uma alternativa de aprimoramento de conteúdos até então difíceis de aprender.

Texto completo:

PDF

Referências


CEZAR, P.H.N. et al. Transição paradigmática na educação médica: Um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, p. 298-303, 2010.

FREITAS, C.M. et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 117-130, 2015.

LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2011.

LOPES, P.T.C. et al. Avaliando estratégias de ensino aprendizagem em anatomia humana em cursos superiores da área da saúde. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, São Paulo. Atas..., São Paulo, p. 1-8, 2013.

SOBRAL, F.R.; CAMPOS, C.J.G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Escola de Enfermagem USP. São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.