CONCEITUAÇÃO: A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM LÓGICA FILOSÓFICA

Janaira Fernandes Teixeira, Antônio Batista Fernandes

Resumo


Os conceitos básicos são a chave para o aprendizado de qualquer disciplina, sendo assim, acreditamos que um dos motivos para os déficits em aprendizagem ocorra, porque os alunos não assimilam corretamente os conceitos básicos daquilo que estão estudando. Afim de comprovar tal raciocínio, elaboramos a presente pesquisa, que pretende demonstrar através de um levantamento bibliográfico a importância dos conceitos básicos para a assimilação dos conteúdos de lógica filosófica, disciplina do curso de filosofia, mas que tem relação com diversas áreas do conhecimento como matemática e linguagens. Através da presente pesquisa, pretendemos demonstrar que é necessário ter claro os conceitos básicos da lógica para a compreensão da disciplina em todo o seu percurso, além disso temos intenção de destacar a lógica filosófica como uma disciplina que estimula o raciocínio, e, por fim ampliar as reflexões sobre a relevância dos conceitos básicos no processo de aprendizagem. Para alcançar o que pretendemos na pesquisa, utilizaremos das teorias dos principais expoentes nos dois assuntos abordados, que são os processos que envolvem a aprendizagem e a lógica filosófica, na parte destinada ao tema da aprendizagem destacaremos Jean Piaget e Vygotski, na parte mais voltada para as teorias pedagógicas, Immanuel Kant e o comentador Urbano Zilles na parte voltada para as teorias epistemológicas, enquanto que na área de lógica filosófica traremos Copi por ser o elaborador de uma obra utilizada na pesquisa, Frege, Russell e Wittgenstein. Dessa forma acreditamos ser possível além de relacionar as áreas mencionadas demonstrar a validade do que pretendemos com a pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


COPI, Irving Marmer. Introdução à lógica. 2.ed. São Paulo, Mestre Jou, 1978.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 2.ed. São Pulo, Saraiva, 2013.

KANT, Immnuel. Crítica da razão pura. São Paulo, Martin Claret, 2009.

MAHFOUD, Miguel; SANCHIS, Isabelle de Paiva. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 1, mai. 2010. ISSN 1982-7199.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 4.ed. São Paulo, Edições Loyola, 2015.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 1.ed. São Paulo, Martins Fontes, 1990.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 1.ed. São Paulo, Atlas, 1982.

SAPUNARU, Raquel Anna; SANTIAGO, Douglas Frederico Guimarães; VIEIRA, Mateus Martins. Uma breve introdução às filosofias da lógica e da matemática de Bertrand Russell: conceitos e inferências a partir do número. Revista Abakós. Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 87-101, nov. 2014 – ISSN: 2316-9451.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia pedagógica. São Paulo, Artmed, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. 3.ed. São Paulo, Edusp, 2017.

ZILLES, Urbano. Teoria do conhecimento e teoria da ciência. 1.ed. São Paulo, Paulus, 2005.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.