DOCENTES E DISCENTES NO PERCURSO DA PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA E PROFISSÃO

Francisca Mara Raquel Silva Almeida, Andrea Alexandre Vidal

Resumo


Este trabalho surge da necessidade de expandir o conhecimento e atrair a curiosidade dos estudantes a respeito das áreas de atuação da Psicologia, ajudando-os a encontrar e sentir em alguma delas uma maior afinidade. Com base nisso, foi orientada uma pesquisa qualitativa, em formato de questionário semi-estruturado, contendo perguntas que percorrem os preconceitos, anseios, dificuldades e atuação, além de como ocorre a inserção no mercado de trabalho. Tem como finalidade aproximar os discentes da disciplina das principais práticas do psicólogo, assim como discutir a relação entre a teoria e a prática existente no exercício dessa profissão. A partir dos dados coletados na entrevista, observa-se que o psicólogo, em geral, deve se construir desde sua graduação sendo ativo dentro de sua instituição e procurando se destacar também como aquele que questiona, que procura ter uma visão diferente e mais sensibilizada. Além disso, é importante manter-se em constante construção de conhecimento, de forma que o contato com as informações contribua para as decisões do estudante quanto aos rumos que pretende seguir como profissional e como preparação para o processo de atuação, no qual colocará em prática a teoria estudada. Portanto, tendo em vista os conhecimentos adquiridos diante o que foi exposto no decorrer desse trabalho, é notório que o percurso acadêmico e a atuação profissional de um psicólogo são marcado por questões de várias ordens e que, infelizmente, ainda há uma série de mazelas decorrentes entre a realidade teórica e prática de um profissional psicólogo.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de contéudo. Impressão e acabamento DPS – Digital Printing Services, LDA. ed. 70, abril, 2015.

BETTOI, W. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO COLETÂNIA. p. 1- 49. Universidade Paulista, 2015.

BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: saraiva, 2001.

CAVALCANTE, R. B; CALIXTO, P; PINHEIRO, M. M. K. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação e Sociedade,v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr, João Pessoa, 2014.

DIMESNTEIN, M. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Rio Grande do Norte, 2000.

NASCIMENTO, M.L.V. A Psicologia e as problemáticas relacionadas á violência e aos direitos humanos: o papel e o posicionamento do psicólogo. Rev. Ciências Humanas, v. 48, n. 2, p.234-246, Paraná, 2014.

OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temática-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 569-576, out./dez. 2008.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.