EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA: CONTRIBUIÇÃO PARA APROXIMAÇÃO ENTRE PRÁTICA PROFISSIONAL E CONTEÚDOS INICIAIS DO CURSO

Antônia Dara Kércia Gomes Pinheiro, Carlos Eduardo Menezes Amaral

Resumo


Este trabalho configura-se como um relato de experiência acadêmica, que foi desenvolvido durante a disciplina de Práticas Integrativas II, do curso de graduação em psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), no município de Quixadá, e traz como objetivo principal relatar a experiência da monitoria, buscando compreender como ocorre a aproximação entre teoria e prática dos discentes. A graduação em psicologia é orientada para atuação prática, pesquisa e ensino. Dessa forma, as Práticas Integrativas II articulam os conteúdos teóricos e práticos, buscando desenvolver competências e habilidades para os discentes, além de desenvolver postura autônoma e responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem. A disciplina permite também à atuação do aluno como participante ativo do seu processo de aprendizagem, que ocorre através de pesquisas e intervenções realizadas em locais de atuação do profissional psicólogo. Tendo em vista que a eficácia do processo de ensino-aprendizagem está na apropriação dos alunos aos conhecimentos adquiridos e nas ações utilizadas para colocar esse conhecimento em prática.

Texto completo:

PDF

Referências


BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

CARNEIRO, Roberta Pizzio. Reflexões acerca do processo ensinoaprendizagem na perspectiva freireana e biocêntrica. Revista Thema, v. 9, n. 2, 2012.

CHIARELLAI, Tatiana et al. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Médica The Pedagogy of Paulo Freire and Medical Education. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 3, p. 418-425, 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.