O PORTFÓLIO COMO METODOLOGIA ATIVA E FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HEMATOLOGIA

Anne Joyce de Castro Barros, Izabel Cristina Justino Bandeira

Resumo


O portfólio é definido como uma associação de documentos que possibilitam o registro entre outros documentos, como exemplo podemos citar: notas pessoais, trabalhos pontuais, vivências de aula, relações de interdisciplinaridade, representações e pontos de vista. Estes trabalhos documentados permitem a construção do conhecimento gradual e contínuo e possibilitam um melhor aprendizado dos envolvidos. O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições do portfólio como estratégia metodologia ativa e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Hematologia Básica e Clínica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de fevereiro a outubro de 2018. A metodologia constituiu-se de três etapas, primeiramente os alunos foram orientados para a elaboração do trabalho, cujo produto seria o portfólio. Este estudo consolidou-se a partir do acompanhamento das atividades desenvolvidas pela disciplina durante o período letivo até a realização da primeira avaliação, bem como se valeu de um questionário aplicado antes e posterior a realização do portfólio contendo 10 imagens de células, poiquilócitos e inclusões eritrocitárias para que os alunos as identificassem de acordo com seu conhecimento. Pode-se concluir que a inserção do portfólio trouxe uma enorme contribuição para a disciplina de Hematologia, sendo esta uma importante metodologia ativa e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem permitiu o desenvolvimento de habilidades de organização, cuidado com os detalhes, além de levar os acadêmicos a apropriar-se dos conteúdos para sua elaboração. Dessa forma, permitiu melhor assimilação e fixação do saber, que foram constatadas com os resultados satisfatórios obtidos na aplicação do “Questionário 2”.

Texto completo:

PDF

Referências


BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FUENTES-ROJAS, Marta. O portfólio como uma estratégia de aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v.13, n.1, p. 59-73, jan./jun. 2017.

TANJI, S.; DANTAS da SILVA, C. M. S. L. M. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Rev. Enferm, UERJ, Rio de Janeiro, v. 3, p. 392-398, jul-set. 2008.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.