USO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gerema Keyle Teles de Souza, Sabrina Kérzia Sampaio de Holanda, Lara Leite de Oliveira

Resumo


Introdução: O exame físico constitui uma importante etapa dentro do processo de avaliação à criança, pois permite coletar informações que irão auxiliar nos diagnósticos de enfermagem e uma melhor assistência nas intervenções. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos monitores sobre o uso de uma tecnologia educativa na disciplina de Processos de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de criação de uma tecnologia educativa. A cartilha foi construída pelas monitoras da disciplina e foi realizada em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa, optou-se por descrever as características de cada sistema e partes do corpo humano. Iniciando pelo estado geral e neurológico, depois cabeça e abdômen, sistema respiratório e cardiovascular, Genitália e ânus, e por último extremidades e dorso. Houve também uma seleção de imagens de desenhos de bebês que foram coletadas da internet para dar um melhor design à tecnologia. Na segunda etapa foi o processo de construção da cartilha, onde agrupou-se o conteúdo pesquisado e as imagens em folhas distintas por cada sub roteiro do exame físico, iniciando pelo estado geral e neurológico, depois cabeça e abdômen, sistema respiratório e cardiovascular, Genitália e ânus, e por último extremidades e dorso. Conclusão: O programa de monitoria durante a graduação proporciona ao aluno monitor a oportunidade de enriquecimento curricular, permitindo envolvimento e discussões, contribuindo para uma melhor observação acerca da importância da conexão do ensino teórico com o ensino prático.

Texto completo:

PDF

Referências


BARICATI et al. Monitoria: Metodologia Ativa na Prática do Cuidar em um Curso de Enfermagem. Braz. J. Surg. Clin. Res. v.21, n.1, p.76-79, fev 2018.

DRAGANOV, Patricia Bover et al. Clube de revistas: experiência de um grupo de pesquisa. Rev. Bras. Enferm. Brasília, v. 71, n. 2, p. 446-450, abr. 2018.

TELES, L.M.R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm USP, v. 48, n.6, p.977-84, 2014.

ROSSO, C.S.W.; et al. Protocolo de enfermagem na atenção primária à saúde no Estado de Goiás. 340p. 2º Edição. Protocolo do Conselho Regional de Goiás. Goiânia, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde do Recém-Nascido Guia para os Profissionais de Saúde. Volume 1. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2011. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.