A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Dhieciane de Souza Araújo, Antonia Jessyca Nayane Barbosa da Silva, Bárbara Sampaio de Menezes, Daniel Paiva Mendes

Resumo


O estudo aborda a importância da educação financeira acerca do ensino profissionalizante, seguindo três vertentes para corroborar a visão dos discentes, docentes e supervisores de estágio. Neste sentido, as temáticas dividem-se no conhecimento na área, no ensino e sua aplicação. O objetivo geral é destacar a importância da educação financeira sob a ótica dos discentes e docentes de uma escola profissional e supervisores de estágio de empresas em Quixadá-CE. Como objetivos específicos, apresenta-se: i) constatar a importância atribuída a educação financeira sob a ótica dos discentes do ensino médio profissionalizante; ii) averiguar a importância atribuída a educação financeira sob a ótica dos docentes de uma escola profissional de Quixadá-CE; iii) verificar a importância atribuída a educação financeira sob a ótica dos supervisores de estágio de empresas em Quixadá-CE. A pesquisa é descritiva, de natureza qualiquantitativa, considerada bibliográfica, documental e de campo. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados qualitativos e utilizou-se o Excel para a análise quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de um questionário e um roteiro de entrevista. Os resultados demonstram que, apesar de parte dos alunos demonstrarem desinteresse pela área de finanças, eles apresentam bons conhecimentos na área, e ressaltam que a aplicabilidade do ensino na prática é considerada importante, sobretudo na contribuição para o desenvolvimento profissional dos mesmos. Os docentes estabelecem que esse ensino contribui para a formação profissional deles e dos alunos, e que com essa temática, há uma certa facilidade na execução de atividades profissionais. Já os supervisores, identificam benefícios em relação ao ensino, principalmente quando se estabelece a consciência dos gastos e quando esse conhecimento proporciona melhorias na formação dos jovens. Conclui-se, portanto, que tanto os alunos, como os professores e supervisores evidenciam tal importância acerca do tema e que identificam impactos positivos referente a essa análise.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, I. Falta de Educação Financeira: Estudo aponta que o brasileiro desconhece princípios básicos de Finanças e Investimentos. Revista RI, Rio de Janeiro, p.10-16. 2013.

ASSAF, N. A.; GUASTI, L. ¬¬¬F. Curso administração financeira. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BODIE, Z.; MERTON, R. C. Finanças. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.

BRASIL. Decreto n° 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília, DF, 22 dez. 2010.

________. Decreto n° 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primário e gratuito. Brasília, DF, 23 set. 1909.

________. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996.

BRITO, L. S.; BAPTISTA, J. A.; SILVA, S. R.; BRAZ, S.; HENRIQUE, M. R. A importância da educação financeira nos contextos acadêmico e profissional: Um levantamento de dados com alunos universitários...

BRONSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação financeira nas escolas: Estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS). Revista CAMINE: Caminhos da Educação, São Paulo, v.8, n.2, 2016. ISSN 2175-4217.

BUENO, L. L. B. A educação financeira e o processo de desenvolvimento econômico do país. Monografia – Universidade de Taubaté, São Paulo. 2010.

FAVIERI, D.B; KROETZ, M; VALETIM, I. Educação financeira para crianças. Santa Catarina. 2013.

FILHO, R. L. B. Educação profissional no Brasil: Novos rumos. Revista Ibero-americana de Educación. n.20, p. 87-105, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12.ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

________. Princípios de Administração Financeira. 7.ed. São Paulo/SP: Harbra Ltda, 2002.

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, E. Administração financeira. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

HOJI, M. Administração financeira na prática: guia para educação financeira corporativa e gestão financeira pessoal. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

JÚNIOR, A. B. L.; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. M. S. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas financeiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em ação: Balanced Scorecard. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KIOYSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai rico, pai pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 66º Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

MODERNELL, A. Quero ser rico. Brasília, DF: Mais ativos Educação Financeira, 2011.

MORAES. R. C.; OLIVEIRA, W. A importância da gestão financeira nas empresas. Revista científica do Centro Universitário de Araras, São Paulo, v.5, n.1, p.51-58, 2011.

OLIVEIRA A. E.; MACHADO, F. F. S.; MARTINS, J. C.; SPOSITO, R. R. A importância da educação financeira no contexto escolar e familiar: Uma amostra do projeto implantado na UNESPAR. Paraná. 2014.

PINHEIRO, R. P. Educação financeira e previdenciária, a nova fronteira dos fundos de pensão. In: ________. (Org.). Fundos de pensão e mercado de capitais. São Paulo: Editora Peixoto Neto, 2008.

REIS, C. D.; NETO, J. V. Manual de Gestão e Programação Financeira de Pagamentos, Incluindo Abordagem de Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: Edicta, 2003.

TEIXEIRA, A. O.; WUNDERLICH, A. N. H.; SANTOS, F. C.; FERREIRA, R. T. L. Vantagens e desvantagens da implantação da disciplina educação financeira nas escolas de ensino médio na cidade de pinhais – PR pinha/PR 2010. 2010. 82 f. Monografia (Graduação em administração de empresas) – Faculdades de Pinhais, Pinhais, 2010.

TREVISAN, R.; MELLO, F. P.; SILVA, T. M.; CERETTA, P. S.; VISENTINI, M. S. A importância da aprendizagem de noções de finanças no médio das escolas de Santa Maria-RS. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v.12, n.1, p.1, jan./abril, 2017.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.