ENDOMARKETING E SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Charlene Bezerra Barbosa, Dhieciane de Souza Araújo, Antonia Jessyca Nayane Barbosa da Silva, Bárbara Sampaio de Menezes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a satisfação dos colaboradores com relação às estratégias de endomarketing utilizadas em duas universidades públicas. Apresenta-se como pergunta de pesquisa: como as estratégias de endomarketing utilizadas em duas universidades públicas afetam a satisfação dos seus colaboradores? Dessa forma, o objetivo geral do trabalho é analisar a satisfação dos colaboradores com relação às estratégias de endomarketing utilizadas em duas universidades públicas. Especificamente, pretende-se (1) traçar o perfil dos colaboradores de duas universidades; (2) verificar as ferramentas de endomarketing utilizadas entre as universidades; (3) comparar a percepção de docentes e técnico-administrativos a respeito das estratégias de endomarketing aplicadas nas duas instituições. A abordagem da pesquisa trata-se do método quantitativo, onde como objetivo e procedimento é classificado como descritivo, bibliográfico e de campo, seguido pelo estudo de caso múltiplo. Para instrumento de coleta, utilizou-se um questionário composto por vinte e cinco perguntas fechadas, onde foram medidas por meio da escala Likert de 5 pontos. O questionário foi feito com base nos objetivos específicos da pesquisa, onde abordou-se questões das seguintes ferramentas: treinamento, plano de carreira, motivação e valorização e comunicação interna. Foram aplicados oitenta e dois questionários junto aos colaboradores de duas instituições de ensino superior pública. Na análise de dados, foi corroborado as respostas dos participantes com a ideia dos autores citados no referencial, assim denotando uma maior confiabilidade. Segundo os resultados, os colaboradores possuem faixa etária entre vinte e cinco a trinta e quatro anos e em sua maioria são homens, abrangendo os cargos de docentes e técnico-administrativos. Por fim, concluiu-se que a avaliação geral dos colaboradores com relação às ferramentas de endomarketing foi satisfatória e que as ferramentas de endomarketing são possíveis de aplicação no setor público, reforçando a ideia de que quase tudo o que é aplicado à iniciativa privada, se aplica também aos governos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Paula de Jesus. A importância do endomarketing para uma organização: caso Gradiente Eletrônica S/A. 2008. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Ciências Gerenciais do Planalto Central, Brasília, 2008.

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. Makron books, 1995.

BONETE, Roselaine. RIBAS, Fabio Teodoro Tolfo. As ferramentas de endomarketing que influenciam na satisfação dos colaboradores do Instituto Cultural e Desportivo Mutirão. Revista Global Manager Acadêmica, v. 1, n. 2, 2012.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing: o papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

CUNHA, Luísa Margarida Antunes da. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone namedição de atitudes. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Probabilidades e Estatística) – Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências - Departamento de Estatística e Investigação Operacional, Lisboa, 2007.

DUARTE, Geraldo. Dicionário de Administração e Negócios. Edição digital. KindleBookBr, 2011. 1267 p.

ELIAS, Maria Stela. A importância da utilização do Endomarketing para a Gestão Pública, utilizando os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, no Distrito Sanitário CIC. 2010. 19 f. Artigo (Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas) – Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JOSÉ, Betânia Lúcia Cruz Soares; ROSA, Ana Teresa Ratti Oliveira. O endomarketing como ferramenta estratégica de gestão. Revista de Ciências Gerenciais, v. 16, n. 24, 2012.

MELO, Juliana Gomes de. Endomarketing como instrumento para melhoria da qualidade dos serviços públicos. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande PB, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, Naêde Lima de Souza da. O endomarketing voltado à melhoria da produtividade industrial: um estudo na empresa Mitsuba do Brasil Ltda. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Faculdade de Tecnologia (Ft) Coordenação de Pós-Graduação, Manaus, 2012.

ROMANCINI, Josiane. WALGINSKI, Sandra Regina. O uso do endomarketing pelas empresas de São Miguel do Oeste – SC. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 2, n. 1, 2012.

SALLES, Carlos Alberto de Campos. Endomarketing no serviço público: servidor informado e convencido é multiplicador do projeto. Disponível em Acesso em 22 set. 2017.

SENGER, Igor. PAÇO-CUNHA, Elcemir. SENGER, Carine Maria. O estudo de caso como estratégia metodológica de pesquisas científicas em administração: um roteiro para o estudo

metodológico. Revista de Aministração, v. 3, n . 4, 2013.

SILVA, Darlene Queiroz da. O papel do endomarketing no aumento da produtividade no serviço público brasileiro: uma proposta para o serviço florestal brasileiro. 2013. 79 f. Monografia (Pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Centro Universitário de Brasília – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento – ICPD, Brasília, 2013.

VALTINHO. Comunicação Empresarial: conceito, aplicação e importância. Edição – Revisada e Ampliada. Empresa Ágil, 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.