GINÁSTICA LABORAL: CONTRIBUIÇÕES PARA SAÚDE DO TRABALHADOR NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ

Antonia Jussara da Silva Lourenço, Silvia Fernanda de Sousa Araújo, Francisca Clarice Rodrigues Henrique, Mariza Maria Barbosa de Carvalho

Resumo


No Brasil a segunda maior causa de distanciamento do trabalho são as doenças ocupacionais, em virtude de práticas repetitivas, alterações posturais, aparecimento de DORT (distúrbios osteomusculares), jornadas prolongadas de trabalho, ritmos excessivos, monotonia e condições físicas inadequadas de trabalho. Entende-se a ginástica laboral como uma categoria de exercícios voltados aos trabalhadores, objetivando o desenvolvimento do condicionamento físico, por meio de alongamento, fortalecimento, relaxamento, flexibilidade e reeducação da função respiratória. O objetivo do estudo foi conhecer as contribuições da ginástica laboral para a saúde de trabalhadores de uma instituição de ensino superior no município de Quixadá-CE. Tratou-se de um estudo de natureza quantitativa, transversal, exploratório e descritivo. O estudo foi realizado no Centro Universitário Católica de Quixadá e contou com a participação de 54 trabalhadores que participavam das atividades de Ginástica Laboral de forma contínua proposta pelo grupo de extensão saúde do trabalhador. Os dados foram coletados através de um formulário estruturado e analisados por meio da estatística descritiva. Pode-se observar melhoria na saúde de 31,48% (n=17) dos participantes após a realização da ginástica, entretanto, 12,96% (n=7) não notaram, 53,70% (n=29) notaram melhoras parcialmente e 1, 85% (n=1) não soube responder. Houve melhora das algias osteomusculares em 78% (n=42) dos participantes e o aumento da disposição para o trabalho em 74% (n=40). Concluiu-se, portanto, que a prática de ginástica laboral influenciou positivamente a saúde dos trabalhadores sobretudo no aspecto físico promovendo melhora na qualidade de vida do trabalhador.

Texto completo:

PDF

Referências


BENELI, L. M., ACOSTA, B. F. Efeitos de um programa de ginástica laboral sobre a incidência de dor em funcionários de uma empresa de software. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 4, n. 1, p. 66-76, 2017.

CANDOTTI, C. T.; STROSCHEIN, R.; NOLL, M. Efeitos da ginastica laboral na dor nas costas e nos hábitos posturais adotados no ambiente de trabalho. Rev. Bras. Cienc. Esporte, V. 33, N. 3, P. 699-7. 4 JUL. 2011.

Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S010132892011000300012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 13 de março de 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. Editora Atlas AS, 2008.

MOTTA, F. V. Avaliação ergonômica de postos de trabalho no setor de pré-impressão de uma indústria gráfica. Monograph of the undergraduation Program in Production Engineering – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de fora, 2009.

NOGUEIRA, T. S; MUZEL, A. A. Os benefícios da ginástica laboral. Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva- FAIT, 2009.

RUMAQUELLA, R. R.; Postura de trabalho relacionada com as dores na coluna vertebral em trabalhadores de uma indústria de alimentos: estudo de caso. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2009.

SAMPAIO, A. A., DE OLIVEIRA, J. R. G. A ginástica laboral na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 13, p. 71-79, 2008.

SERRA. M. V. G. B.; PIMENTA, L. C.; QUEMELO, P. R. V. Efeitos da ginástica laboral na saúde do trabalhador. Revista Pesquisa em Fisioterapia. Dez; 4 (3) p.197-205, 2014.Disponível em:www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/...04042016.../EvelinMinowaREVISADA.pdf. Acessado em: 15 de março de 2018.

SOUZA, A. P.; SANTOS, A. E. G.; PALMA, J. N. C.; SILVÉRIO, K. A.; FERREIRA, L.; AGUIAR, M. A.; MOREIRA, P. C.; MARCIANO, R.; SENNA, R.; SOUZA, V. R. R. qualidade de vida no trabalho utilizando a ginástica laboral. Saúde em foco, edição nº: 07, 2015.

SOUZA, H. M.; BEZERRA, E. O. A importância da Ginástica Laboral em funcionários da empresa telemont, na prevenção da Ler/Dort. Universidade Católica de Brasília. 2014. Disponível em: https//repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/4390/hélen%20monteiro%20de%20Souza.pdf. Acessado em: 17 de março de 2017.

SOUZA, R. F. Organização do trabalho DORT/LER, processo de trabalho dos profissionais de odontologia da rede publica de saúde. Curso de especialização em saúde da família, 2013.

SWERTS, F. C. T. F.; ROBAZZI, M. L. C. C. Efeitos da ginástica laboral compensatória na redução do estresse ocupacional e dor osteomuscular. Rev. Latino-Am. Enfermagem Artigo Original jul/ago, 2014.

ZANKOSKI, S. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Cadernos PDE, 2013.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.