O SOFRIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DA PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA-ESTRUTURAL DE ÈUGENE MINKOWSKI

Kariny Patrício do Amaral, Ana Kelly Agostinho de Sousa, Vanessa Maia Girão, André de Carvalho Barreto

Resumo


A presente pesquisa é um ensaio teórico sobre a compreensão sobre o sofrimento humano na perspectiva de Psicopatologia Genético-Estrutural de Minkowski. A contribuição de Minkowski se dará na sua crítica à psicopatologia das faculdades mentais. O autor considera a visão de homem em sua totalidade e acredita que a fragmentação dos processos psíquicos leva à uma artificialidade na observação do transtorno psicológico. Assim, Minkowski introduz um novo método em psicopatologia, adotando a descrição do fenômeno psíquico como este fenômeno de fato se mostra. Assim, o presente estudo teórico tem como objetivo discutir a psicopatologia fenomenológica-estrutural de Minkowski. Para atingir este objetivo, realizou-se uma revisão da literatura não sistemática com base em artigos e livros. Eugéne utiliza-se do método fenômeno-estrutural que tem como foco estabelecer proximidade com o humano. Minkowski constitui sua percepção sobre a psicopatologia baseada em uma psicologia do patológico, em que existem fenômenos páticos. Além disso, estes fenômenos não devem ser relacionados como algo doentio, mas como outra forma de ser, que são essenciais para a existência. Assim o sofrimento é compreendido como natural na qual todos os seres humanos, em algum momento da sua existência, passarão por ele. Conclui-se por este ensaio teórico que, Minkowski é um teórico de grande contribuição para a psiquiatria e abordagem humanística em torno do sofrimento humano. O mesmo precisaria ser melhor estudado e aprofundado, contribuindo para a expansão de suas ideias no Brasil. Sabendo que suas obras são pouco conhecidas, enfatiza-se a necessidade de maiores estudos e publicações do mesmo.

Texto completo:

PDF

Referências


BESERRA, E. P; OLIVEIRA, F. DE C; RAMOS, C. I; ALVEZ, M. D. S; BRAGA V. A.B; Sofrimento humano e cuidado de enfermagem múltiplas visões. Escola Ana Nery Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro. v.1, n.18, pp. 175-180. Jan-mar. 2014.

FILHO, B. W. A Psicopatologia fenomenológica segundo Eugène Minkowski. Fenomenol. & Psicol., São Luís, v. 3, n. 1, p. 53-68, 2015.

MINKOWSKI, E. Breves reflexões a respeito do sofrimento (aspecto pático da existência). Rev. Latinoam. Psicop. Fund. III, 4, 156-164. 1999.

NETO, N. A. S. A atualidade da Obra de Eugène Minkowski. Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXIV, nº 2/04: 50-62. 2004.

PEREIRA, M. E. C. A perda do contato vital com a esquizofrenia, segundo Eugène Minkowski. Rev. Latinoam. Psicop. Fund. VII, 2, 125-129. 2004.

PEREIRA, M. E. C; Minkowski ou a psicoppatologia como psicologia do pathos humano. Rev. Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, Ano III, n. 4, p 153-155. Dez/ 2000.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.